22/08/2023
Esportes

Equipe feminina de handebol vai buscar o tri

imagem-3840

Pinhão – Há quatro anos, a equipe pinhãoense feminina de handebol vem se mantendo entre as melhores da Cantuquiriguaçu. O primeiro título veio em 2005, nos dois anos seguintes a equipe ficou com a prata e no ano de 2008 conquistou o bicampeonato(foto). Agora, a equipe treina uma hora e meia, quatro dias por semana para manter o ouro e ser tricampeã nos Jarcans 2009.
A equipe masculina não fica atrás. Em 2008, sob o comando do técnico Marcos Paulo, teve uma ótima colocação nos Jarcans e conquistou o bronze na fase regional dos Jogos Abertos do Paraná. Foi também medalha de ouro na fase regional dos Jogos da Juventude.
Atualmente as duas equipes estão sob a responsabilidade da técnica Rosalina N. Fabrício Vieira, 34 anos. Rosa como é conhecida, foi jogadora por cinco anos e há cinco trabalha como técnica. “Meu trabalho como técnica, começou quando o professor Geraldo do Colégio Santo Antônio me convidou para fazer um trabalho como “amiga da escola”, de lá para cá, não parei mais”, conta ela. Na avaliação da técnica, a modalidade vem se fortalecendo. “Temos conseguido vários títulos e procuramos competir em diversos campeonatos. Hoje o Pinhão é reconhecido dentro do Estado”, disse.
Segundo Rosa, o Jarcans é o principal evento esportivo e está sendo o objetivo dos treinos. “Estamos treinando muito, sempre focados no Jarcans que é a competição mais próxima. Nosso objetivo é o primeiro lugar”, declara.
O handebol de Pinhão tem revelado alguns talentos, como os atletas Rafael Machado de Camargo e João Carlos da Silva Filho que hoje jogam por outros municípios. Rafael joga pela Unipar de Londrina e João está em Guarapuava.
No feminino a atleta Franciele Denise Vieira, 17 anos, já jogou por Capitão Leônidas Marques e Ponta Grossa. Ela joga desde os 12 anos e atualmente ajuda no treinamento das crianças. Franciele integra a equipe feminina e espera a medalha de ouro no Jarcans. “Nossos times, feminino e masculino sempre estão nas finais, o handebol é reconhecido e acredito que com a união do grupo e força de vontade vamos ser campeãs novamente”, diz a atleta.
No geral são mais de 100 atletas praticando o esporte. A maioria, crianças a partir dos 9 anos, que faz contraturno com o horário da escola. Os treinos são realizados no ginasinho às segundas, quartas e sexta, as 9 horas da manhã e as 14 horas no período da tarde.
Fonte: Fatos do Iguaçu

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.