22/08/2023
Agronegócio

Treinamento do Senar continua

imagem-38593

Na sexta-feira e sábado, 25 e 26 de maio, das 8 às 18 horas, aconteceu no Sindicato Rural de Guarapuava o “Treinamento em Agricultura de Baixo Carbono – ABC”, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem – SENAR-PR, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento – Seab, Embrapa, Iapar, Universidade Estadual do Centro Oeste – Unicentro, Universidade Federal do Paraná – UFPR, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, cooperativas e Banco do Brasil.

São seis encontros divididos em diferentes temas. De acordo com o instrutor e engenheiro agrônomo Itacir Eloi Sandini, que também atua como professor na Unicentro, o módulo tratou sobre a integração lavoura-pecuária. “Estamos repassando a adoção de tecnologia agropecuária destinada à produção animal, com visita ao módulo de integração no Cedeteg como aula prática”, explicou.

Segundo o engenheiro agrônomo do SENAR-PR, e coordenador do programa no Estado, Johnny Fusinato Franzon, o treinamento é destinado à elaboração de projetos. Guarapuava é um dos seis municípios no Paraná a receber o treinamento além de Ponta Grossa, Cascavel, Pato Branco, Londrina e Maringá. Franzon conta que os temas abordados durante o curso tratam do plantio direto, implantação, recuperação e manejo de pastagens. “Além disso, o objetivo é também auxiliar o produtor rural no projeto ABC, onde pode receber informações para fins de financiamento junto ao Banco do Brasil”.

Projeto ABC O Programa Agricultura de Baixo Carbono foi criado em 2010 pelo governo federal e oferece incentivo e recursos para os produtores rurais adotarem técnicas agrícolas sustentáveis. Isto ajuda a reduzir a emissão dos gases de efeito estufa – gás carbônico (CO2), gás metano (CH4) e óxido nitroso. A meta do programa é recuperar 15 milhões de hectares em pastagens degradadas até 2020, hoje essa área representa 120 milhões de hectares no país. A ideia é que a produção agrícola e pecuária garanta mais renda ao produtor, mais alimentos para a população e aumente a proteção ao meio ambiente. De acordo com a técnica do Banco do Brasil, Joseane Aparecida Santos, que participa do programa em Guarapuava, o treinamento possibilita a troca de conhecimento e aquisição de informações para a elaboração de projetos de qualidade. “Além do mais, houve um significativo aumento na tomada de crédito junto ao Banco do Brasil neste ano em comparação ao mesmo período do ano passado”, concluiu.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.