As obras de reestruturação do Hospital São Vicente em Guarapuava ganharam um novo incremento nesta sexta-feira (1º. ) com a assinatura da ordem de serviço para ampliação e reformas que possibilitarão a inclusão de 50 novos leitos. O investimento está estimado em cerca de R$ 2,5 milhões. A solenidade foi prestigiada pelo Provedor Antonio Cesar Ribas Pacheco, pelo deputado estadual Cesar Silvestri, pelo secretário de Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, pelo chefe da 5ª Regional de Saúde, Vinicius Traiano, pela secretária municipal de Saúde de Guarapuava, Fernanda Fabiani, pelo chefe do Departamento Epidemiológico, Fernando Pedrotti, entre outras autoridades.
Com 1.232,44 metros quadrados de ampliação e outros 588,70 metros quadrados reformas , sob a responsabilidade da Gapercon Construtora, as obras deverão estar concluídas no prazo máximo de um ano, segundo o engenheiro Luiz Fernando Gapski Pereira.
A área antiga que está sendo reforma será interligada ao novo complexo por uma rampa. O sub solo dará espaço para oficinas hospitalares; no primeiro piso estará a lavanderia , enquanto no segundo piso estará a farmácia do hospital. Já no terceiro pavimento ficarão a cozinha hospitalar e o refeitório dos funcionários. “O projeto é adaptado para a construção de um quinto piso. Inclusive já será comprado um elevador para atender esse quinto pavimento”, disse o arquiteto Ricardo Bavaresco Rodrigues. “Essas mudanças abrirão espaço para 50 novos leitos”, afirmou.
A conquista foi comemorada pelo provedor. “Saímos do discurso para a prática. Estamos assinando o contrato, já temos os recursos liberados e a obra já está licitada”, disse Pacheco ressaltando a “participação valorosa do deputado Cesar Filho e do secretário Cezar Silvestri. “Eles não só se comprometeram como se empenharam em conseguir recursos”, reconheceu Pacheco. O provedor também elogiou a política de saúde do governador Beto Richa. “O governador fez com que o Estado deixasse de ter o papel de pai, de patrão, para ser vetor, para ser parceiro, ao alocar recursos e exigir o cumprimento de metas e de prazos”, afirmou.
Para Silvestri, o São Vicente pertence à comunidade e por isso o seu empenho em conseguir recursos que beneficiam e melhoram o atendimento à população. O secretário anunciou que esteve ontem, quinta-feira (31) em Brasília onde foi comunicado que a emenda de sua autoria, como deputado federal, no valor de R$ 5,9 milhões está em trâmite. “São recursos para equipar ainda melhor o hospital”, afirmou.
O deputado Cesar Filho disse que a gestão da atual Provedoria ficará marcada na história do São Vicente. “Em menos de um ano e meio do seu trabalho (Pacheco) como provedor estamos presenciando uma profunda fase de reformulação neste hospital que é centenário, mas que hoje é um dos mais modernos do Paraná”, ressaltou.
“Agora com os recursos que estão sendo liberados pela emenda de autoria do meu pai será possível comprar equipamentos de última geração e somados aos investimentos do Estado está sendo possível a inclusão de novos leitos, reformas, ampliação, novo centro cirúrgico, UTIs, a compra do arco cirúrgico, convênio com o SAS cuja verba ajuda no custeio do hospital”, listou.
Cesar Filho lembrou a importância de Guarapuava ter um secretário no primeiro escalão do Governo do Estado. “O Orçamento recebido pelo governador no primeiro ano era do ano anterior e não havia recursos para a saúde. O meu pai fez um acordo entre a SEDU, a Saúde e o Planejamento e repassou recursos da sua secretaria para a Saúde viabilizando o programa HospSus. Eu vejo que a sua história se confunde com a do São Vicente e isso é motivo de muito orgulho para mim como seu filho” , afirmou o deputado.
Vinicius Traiano, chefe da 5ª Regional de Saúde lembrou que as melhorias realizadas no São Vicente beneficiam não apenas Guarapuava, mas toda a região.
Para Pedrotti, que falou em nome da Prefeitura, é “graças a união e ao empenho de todos que as coisas acontecem”.