22/08/2023
Política

Anulação de editais é ataque de ego ou jogo eleitoreiro de Carli, diz Sindicato

O Sindicato dos Servidores Públicos e Professores Municipais de Guarapuava (Sisppmug) lamenta a atitude do prefeito Fernando Ribas Carli em relação ao concurso público municipal e que pode gerar prejuízos financeiros aos candidatos. Na sexta-feira (08), por decreto (1596/2012), o prefeito Fernando Ribas Carli anulou os editais 14/12 e 15/12 do Concurso que convocam inscritos para exames pré-admissionais sob a alegação de quem chama é o prefeito e não a presidência da Comissão do Concurso, como aconteceu.
“Estranhamos e lamentamos essa postura do prefeito, pois em todos os concursos anteriores quem fez esse chamamento foi a presidência da comissão. O prefeito só dá posse. Por que isso agora se o exame é apenas uma etapa do concurso? Foi um ataque de ego ou alguma estratégia para chamar aos poucos durante o período eleitoral? Se havia tanta urgência na realização do concurso por que vai segurar agora?” questiona a sindicalista Cristiane Wainer, que representa o Sindicato na Comissão do Concurso.

 

De acordo com o Sisppmug, a entidade vai lutar até o final para que os candidatos não sejam prejudicados. Segundo Cristiane, os exames pré-admissionais tem um custo de cerca de R$ 500. “Vamos fazer de tudo para que os candidatos não tenham que fazer novos exames. O que pode ser feito é uma nova perícia antes da posse já que os aprovados podem ser chamados, por exemplo, daqui um ano ou até o último dia de validade do concurso”, observa.

 

Ainda segundo Cristiane, alguns cargos ofertados não foram preenchidos, como é o caso de técnico de enfermagem. “Foram ofertadas 50 vagas, mas apenas 33 candidatos foram aprovados. Para operador de máquinas existiam 03 vagas, mas ninguém foi aprovado na prova prática. Das 03 vagas para engenheiro cartógrafo apenas 01 foi preenchida. Será que o prefeito ficou bravo por causa disso? Por que o Sindicato não permitiu compadrismo? Por que trabalhamos (comissão) dia e noite, finais de semana, após o horário de expediente para que tudo saísse certo? Ainda não entendemos essa postura do prefeito”, diz Cristiane.

PROVAS DE TÍTULOS
Várias reclamações estão sendo feitas à REDE SUL DE NOTÍCIAS relacionadas à prova de títulos. De acordo com o Sisppmug, todos os recursos estão sendo analisados de forma minuciosa. “O que está acontecendo é que muitos candidatos enviaram cópias dos documentos sem autenticação em cartório como era exigido. Isso anula a prova,” explica.

 

Matéria relacionada:

 

Por causa de erro, Carli anula editais do concurso público

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo