22/08/2023
Cotidiano

Secador de feijão gera polêmica

imagem-39117

(Na foto, equipamento abandonado instalado na comunidade de São Roque).

Um secador de feijão adquirido com recursos do governo do Estado e que está abandonado está gerando polêmica em Foz do Jordão. Prefeitura afirma que equipamento está instalado na comunidade de São Francisco, mas denuncia aponta que está em São Roque. Caso foi protocolado no Ministério Público, que investiga situação.

A instalação do equipamento em Foz do Jordão foi uma parceria entre os governos Municipal e Estadual em 2008 e iria beneficiar 30 famílias da comunidade de São Francisco. Porém, de acordo com o agricultor Orildo Dagostini, o equipamento foi desviado para a comunidade de São Roque. A denúncia foi protocolada no MP em 06 de maio de 2011, e o protocolo é o número 78/2011.

O investimento para a aquisição do equipamento foi de cerca de R$ 12.500,00.

Outra questão apontada pelo agricultor Orildo Dagostini é o abandono do equipamento. De acordo com material fotográfico entregue à REDE SUL DE NOTÍCIAS, o secador está abandonado e um local com entulhos e latas de bebidas.

A polêmica começou a ser gerada em junho de 2011, através de ofício do escritório da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB), escritório de Guarapuava, encaminhado ao Ministério Público. No ofício, o responsável pelo escritório local da Seab afirma que o referido secador está efetivamente instalado na Comunidade de São Francisco.

Em face da polêmica, o agricultor que efetuou a denúncia de desvio de local do secador foi indiciado pelo Ministério Público, sob suspeita de acusação falsa. “Mas é só alguém ir verificar. O secador está abandonado na comunidade de São Roque, e não em São Francisco como eles estão alegando”, se defende Dagostini.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.