22/08/2023


Geral

CREA instaura processo para apurar desabamento de laje em Guarapuava

Fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA) apuram as causas do desabamento de uma obra ocorrido nessa quinta-feira (14) no centro de Guarapuava. Para investigar o acidente em que um operário saiu ferido, os representantes do CREA estiveram no local nesta sexta-feira (15). O operário, de 31 anos, foi atendido pelo Corpo de Bombeiros e o Samu de Guarapuava. Ele não teve ferimentos graves e foi encaminhado à Urgência Municipal do bairro Trianon.

A laje da edificação comercial situada na Rua Padre Chagas, no centro da cidade, desabou na manhã de ontem. O fiscal e o conselheiro do CREA estiveram no local e levantaram as primeiras informações ao processo que irá apurar se houve falha dos responsáveis.

Na primeira etapa desse procedimento o fiscal coletou os dados no local do acidente, fez fotos e apurou se há um responsável técnico pela obra. No caso do acidente, o engenheiro civil responsável e o proprietário da edificação serão notificados para que se manifestem a respeito do acidente e apresentem todas as documentações do serviço executado.

De acordo com o CREA, por enquanto, não é possível apontar se houve alguma falha no acompanhamento da obra por parte do engenheiro ou erro na execução dos serviços por parte dos operários. “Precisamos da manifestação do profissional responsável pela obra, porque ele é quem estava acompanhando os serviços. A partir daí, encaminhamos o processo para a Câmara Especializada em Engenharia Civil do CREA-PR”, explica o gerente regional do CREA-PR, engenheiro civil Geraldo Canci.

Caso seja constatada alguma falha por parte do profissional responsável, o processo é levado à Comissão de Ética Profissional. Os dois órgãos têm sede em Curitiba. Não é possível estimar quanto tempo é necessário para a conclusão do procedimento.

 

O CREA-PR sempre alerta proprietários de imóveis sobre a obrigatoriedade da contratação de um profissional habilitado à execução de obras e serviços de engenharia tanto para o planejamento quanto acompanhamento da atividade. A lei também exige o fornecimento de equipamentos de proteção individual adequados para cada serviço e que garantam a segurança dos trabalhadores

Com assessoria

 

Matéria relacionada:

 

Laje desaba e deixa operário ferido no centro de Guarapuava

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo