22/08/2023
Esportes

Adolescente conquista as pistas de motocross pelo Brasil afora

imagem-39353

Conquistar uma das cinco primeiras colocações no Brasileiro de Motocross e vencer o paranaense. Este está sendo o objetivo perseguido pelo guarapuavano Daniel Reichhardt, 13 anos, durante este ano. Em 2013 o piloto muda de categoria e passa a correr com uma motocicleta 250 cilindradas. Para atingir essa meta os finais de semana do piloto são de competições pelo Brasil afora. Na semana passada a competição foi em Nova Alvorada do Sul ( MS), onde aconteceu a quarta etapa do campeonato. Daniel ficou em quinto lugar. Na primeira etapa no Rio Grande do Sul ele ficou em sétimo lugar; em Santa Catarina conquistou a quinta classificação e na terceira etapa em Foz do Iguaçu subiu para o quarto lugar. Essa classificações o colocam em quarto lugar no Brasileiro. A quinta etapa será em Sorriso ( MT) e depois ainda passa por Aracaju (SE) e Anchieta ( ES)

 

No campeonato paranaense Daniel lidera após ter vencido duas corridas e ter ficado em segundo lugar na terceira da disputa.

De acordo com a mãe do piloto, Marlene, Daniel começou a sua carreira aos 7 anos, em 2005, quando ganhou uma moto 65cilindradas do pai, que fazia trilhas e algumas provas de velocross. O menino se interessou pelo esporte, começou a treinar e participar de provas regionais de motocross em 2005 e 2006. Já no ano seguinte em 2007 conquistou o titulo na Copa Oeste de Motocross.
“Em 2008 fizemos o campeonato Paranaense e terminamos em quarto lugar, na categoria 65cc, um resultado ótimo, já que ele só tinha 10 anos”, relata a mãe.

Em 2009 Daneil participou do campeonato paranaense e algumas etapas do brasileiro, participando no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul onde caiu e se machucou, fazendo uma hemorragia do baço. Ficou hospitalizado durante um mês, mas só pensando no dia de retornar às pistas. Seguindo Marlene, Daniel voltou a competir depois de 3 meses e ficou novamente em quarto lugar no paranaense e em 10º. no Brasileiro mesmo sem ter participado das etapas finais.

Em 2010, duas semanas antes de começar o Paranaense , Daniel caiu nos treinos e quebrou a clavícula comprometendo novamente o Campeonato Paranaense e Brasileiro. Neste último o piloto cumpriu sete de oito etapas e terminou na quarta classificação na categoria 65cc. Õ Daniel já começou a fazer algumas etapas com uma moto maior, 85cc”, diz Marlene.

Em 2011, o piloto participou de todas as etapas do brasileiro na categoria. 85cc. Fomos ao RS, SC, PR, ES, SE, MS e PR. Terminamos em 9º. lugar no Brasileiro e em terceiro no Paranaense”, comemora a mãe.

EM FAMÍLIA

Por onde anda pelo Brasil afora, Daniel conta com o apoio da família. “É muito gostoso viajar em família. Temos um motorhome; ,dormimos na pista. Eu faço café, almoço e janta. A irmã do Daniel (Thais de 9 anos), também vai junto torcer pelo irmão. Temos um mecânico, o Henrique, que também nos acompanha nas corridas. É ele que durante a semana vai treinar com o Daniel, arruma as motos, lava tudo e deixa tudo pronto para a próxima corrida,”conta Marlene.

Quase toda a semana a família está na estrada. Mas quando está na cidade o piloto se prepara para as próximas etapas. “O Daniel treina 2 ou 3 vezes por semana de moto, vai na academia 2 ou 3 vezes e ainda pedala de bicicleta para ganhar preparo físico. Não tem vida fácil, mas ele gosta e nem pensa em parar”, diz a mãe.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.