O ex-presidente do PDT em Guarapuava André Sberze e o atual presidente Paulo Syritiuk estão centro das discussões em torno da notícia dada por Sberze de que seu nome e de outros pedetistas teriam sido indicados como postulantes à vaga de vice na chapa do PPS. A informação foi postada por Sberze no seu perfil no Facebook logo após o final da reunião ocorrida ontem, terça-feira (19).
A reação de Syritiuk foi rápida na contestação da notícia dizendo que o PDT não deliberou nenhum nome e que nenhum filiado está autorizado a falar em nome do partido. Em entrevista à REDE SUL DE NOTICIAS, Syritiuk chegou a afirmar que Sberze que está tumultuando o processo político do partido no que se refere à coligação com o PPS para a chapa majoritária. Sberze não gostou da declaração e convidou Syritiuk a ir até a redação da RSN “para esclarecer os fatos”.
A conversa entre os dois foi marcada por desencontros entre quem indicou os três nomes em questão. Sberze insistiu que houve indicação. Syritiuk contestou e disse que não houve nenhuma deliberação nesse sentido, afirmação avalizada pelo presidente da Juventude Socialista Renato Carlos David. Ao final da discussão a informação que coloca um ponto final no assunto é que o PDT não indicou nenhum nome para ser apresentado ao deputado estadual Cesar Filho, pré-candidato a prefeito pelo PPS em Guarapuava. “Quando isso acontecer, e se isso acontecer, o presidente ou o secretário de comunicação do partido, falarão e mais ninguém”, sentenciou Syritiuk.
Sberze acabou admitindo que os três nomes citados por ele (ele próprio, o médico Belarmino Baccin e Mario Danguy) fizeram uma auto-indicação colocando-se à disposição no caso do partido decidir pleitear a vice na chapa majoritária. Segundo Syritiuk, outros filiados também coloram seus nomes à disposição do partido.
A decisão de procurarem a RSN para discutirem quem fez o que foi por causa da repercussão que anotícia postada no site alcançou no meios políticos de Curitiba e de Guarapuava.
MATÉRIAS RELACIONADAS
Syritiuk diz que Sberze tenta tumultuar processo eleitoral do PDT em Guarapuava