22/08/2023
Saúde

Caem as vendas de álcool gel

imagem-39637

As vendas de álcool gel em farmácias de Guarapuava registram uma queda em relação ao mesmo período do ano passado. O produto foi muito consumido em anos anteriores como uma das precauções contra o contágio do vírus da gripe A1N1. Apenas uma filial de rede é que as vendas estão satisfatórias. “O álcool gel está vendendo bem, as pessoas estão procurando diariamente”, informou Sandro Mara Ramos.

“As nossas vendas desse produto estão bem baixas”, disse Marcos Jussi, que trabalha numa rede de farmácias da cidade.
“A procura por álcool gel está bem devagar”, confirma Nereu Nogueira, de outra rede de farmácias de Guarapuava

 

De acordo com o médico Fernando Pedrotti, chefe do Departamento de Epidemiologia, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde, atribui essa redução a dois fatores. “As pessoas podem ter deixado de temer a Influenza, podem estar menos mobilizadas porque não se trata mais de uma novidade e isso nos preocupa bastante, ou então, estão mais conscientizadas de que a higiene é um dos métodos mais eficazes e mais simples de prevenir doenças”, observou.

Para que a comunidade se preocupe com a higienização das mãos, Pedrotti disse à REDE SUL DE NOTÍCIAS, que várias ações estão sendo desencadeadas. “Estamos enviando orientações aos vários segmentos da sociedade como escolas municipais, estaduais e particulares, ACIG, faculdades, empresas, para que orientam as pessoas a lavar as mãos várias vezes durante o dia”, informou o médico.
Os ônibus do transporte coletivo urbano também estão na mira da Epidemiologia. “É preciso ter um cuidado especial com veículos do transporte coletivo. Estamos em contato com a empresa para que mantenha as janelas abertas e uma limpeza criteriosa nas barras de apoio das mãos, dentro e nas portas dos ônibus e também nos terminais”, afirmou.

As medidas de higiene e orientações em caso de suspeita de gripe divulgadas pelo Ministério da Saúde são as seguintes: lavar as mãos com freqüência e sempre que tossir ou espirrar utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; e se surgirem sintomas de gripe (principalmente febre, tosse, dor de cabeça e no corpo), procurar o médico mais próximo e não tomar medicamento por conta.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.