A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou nesta quarta-feira (27) o reajuste de 2,77% do coeficiente tarifário das passagens de ônibus rodoviário interestadual e internacional de passageiros, em percursos maiores que 75 km. O coeficiente é usado para calcular o valor das passagens dessas linhas de ônibus.
O reajuste passará a valer a partir de 1º de julho. Os coeficientes tarifários máximos variam conforme tipo de ônibus. O mais barato, para veículos convencionais sem sanitário é atualmente 0,12632. E o mais caro, para ônibus leito com ar condicionado é 0,291787.
O coeficiente tarifário é usado para se calcular o valor da passagem multiplicando a distância da linha pelo coeficiente para aquele tipo de veículo. Após esse cálculo devem ser adicionados a tarifa de embarque específica do terminal, o ICMS estadual incidente sobre a tarifa e o rateio do pedágio, quando houver, por passageiro.
A ANTT afirma que o aumento da tarifa de linhas interestaduais semiurbanas (inferiores a 75 km) "será determinado em ato específico".