22/08/2023



Política

PTB e PMDB suspendem convenção

imagem-39813

A decisão tomada pelos convencionais do PTB e que será seguida pelos peemedebistas surpreendeu o meio político de Guarapuava. O PTB em sua convenção realizada no final da tarde desta quinta-feira (28) decidiu suspender os trabalhos e delegar poderes de decisão para a Comissão Executiva Provisória. O mesmo passo este sendo seguido pelos peemedebistas.

De acordo com o deputado estadual Artagão de Mattos Leão Junior, do PMDB, “fatos novos surgiram nas últimas horas” que “empurram” a decisão para as próximas horas. “Temos até sexta-feira (30) para decidir e precisamos avaliar muito bem as conversas”, afirmou o deputado à REDE SUL DE NOTICIAS momentos antes do início da convenção peemedebista.

O parlamentar, entretanto, disse que as conversas com o PT continuam, embora existam outras duas possibilidades: lançar uma chapa entre o PMDB e o PTB ou coligar com o PP e com o PSDB, indicado o vice na chapa liderada por Fábio Ribas. O mesmo acontecerá numa possível coligação com o PT.

O vereador Antenor Gomes de Lima confirma que as conversas continuam, mas que diz que alguns pontos ainda precisam ser definidos. “Uma coligação não é um casamento, mas um namoro muito íntimo. Por isso, precisa ser bom para as duas partes”, afirmou.

Para Artagão Junior, o PT “é muito democrático” e o candidato não possui autonomia precisando consultar os filiados, o que dificulta o processo.

Para o ex-prefeito Cândido Pacheco Bastos (PMDB), a coligação com o PT beneficiaria o chapão de candidatos à Câmara de Vereadores e reuniria o PT, o PMDB, o PTB, o PTC e o PRTB. Já numa possível coligação com o Grupo Carlista teria o PSDB e o PP teriam que abrir mais vagas para o PMDB e o PTB.
Informações de bastidores, porém, dizem que a pressão do Grupo Carlista sobre o PMDB e o PT aumentou nas últimas horas e que, inclusive, peemedebistas tradicionais teriam sido porta-vozes.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo