No município de Turvo jovens querem fazer a diferença. Em vez de reclamarem da falta de políticas públicas, de oportunidades, se reuniram e formaram a ala jovem do Partido Progressista (PP). Reunidos numa pizzaria para darem o pontapé inicial numa nova trajetória, na tarde de ontem sábado, discutiram oito eixos temáticos que vão constar de um documento que será entregue ao prefeito Marcos Seguro, candidato à reeleição.
“Não adianta só reclamar, é preciso participar da vida pública e contribuir para a melhoria do nosso município”, disse Douglas José Antonete.
O grupo mostra um grau de politização longe da velha teoria do “se é política, eu tô fora”. De acordo com Geovane de Mattos Leão, todos os jovens tem responsabilidade e precisam entender que a importância da política para o desenvolvimento de todos. “Os jovens costumam dizer que não gostam de política. Muitos deixaram de vir aqui por causa disso, quando a discussão que estamos fazendo vai ter reflexos nas nossas vidas, na vida da comunidade”, observa.
Ketlin Veiga diz que participa de tudo o que acontece na escola. “Sou meio louca e quero estar participando de tudo. Aqui achei que oito os oito eixos discutidos foram poucos. Tem muito mais”, afirma.
Os jovens vão continuar se reunindo e vão procurar atrair mais pessoas. Eles pretendem elaborar um documento com sugestões que será entregue como contribuição ao plano de governo do prefeito Marcos Seguro, que é candidato à reeleição.
De acordo com o presidente do PP, Cesar Machado, a ideia surgiu porque o jovem do município possui muitas ideias, é politizado. “Descobrimos esse talento durante a Conferência da Juventude e não podemos deixar que as ideias que eles apresentam sejam desprezadas. Vamos aproveitar esse potencial, essas novas ideias para que o nosso município continue se desenvolvendo. A participação dos jovens vai ser um diferencial”, afirmou.
Cerca de 30 jovens participaram do encontro.