22/08/2023

Livro de Nivaldo Kruger será lançado nesta segunda-feira na Unicentro

imagem-39928

O ex-prefeito de Guarapuava Nivaldo Krüger lança  nesta segunda-feira (03) o livro “Paraná Central: A Primeira República das Américas”, no campus Santa Cruz da Unicentro, em Guarapuava. O evento ocorre no Jardim de Inverno da universidade, a partir das 19h30.

A obra é resultado de anos de estudo e pesquisa e apresenta um novo olhar sobre a história paranaense, a partir da ocupação dos jesuítas, no decorrer de cinco séculos de ações missionárias. De acordo com Nivaldo Krüger, o livro remonta a aspectos dessa ocupação, que podem ser valorizados, como o ensino da arte e a contribuição cultural, como a formação de bibliotecas com obras da literatura universal, latina e grega, entre outras, bem como a aspectos econômicos, como a formação de um modelo político e administrativo.

Na obra histórica, são apresentados aspectos relevantes de um ousado projeto de construção da República Teocrática dos jesuítas, retratando o universo de conquistas e disputas que envolveram os povos indígenas, jesuítas e bandeirantes. O autor destaca a pesquisa feita nas regiões do Rio Ivaí e da Serra da Esperança, trazendo reminiscências históricas do lendário Caminho do Pai Zumé, aberto pela passagem do mítico São Tomé, ou Caminho do Peabiru, pelas expedições guaranis.

Com produção executiva da ONG Unicultura e patrocínio da Syngenta, o livro foi realizado pelo Ministério da Cultura e conta com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura e da Itaipu Binacional, e com o incentivo da Agência de Fomento do Paraná, Eletrosul, BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) e Copel.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo