22/08/2023
Economia

Redução de IPI para automóveis impulsiona indústria paranaense em maio

As vendas industriais paranaenses tiveram o melhor desempenho para um mês de maio nos últimos 10 anos. Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (2) pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) mostra que as vendas aumentaram 17,65% em relação a abril, superando o índice registrado em maio de 2009, quando o aumento fora de 8,51%. O que mais influenciou no resultado foi o forte aumento de 92,18% nas vendas de veículos automotores, reflexo direto da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para o setor. Apesar dos números, a Fiep mantém a estimativa de que a indústria do Estado deve crescer este ano em ritmo menos acelerado do que em 2011.

O presidente da Federação, Edson Campagnolo, afirma que o resultado mostra a força da indústria paranaense e é um sinal de que algumas das medidas adotadas pelo governo federal para estimular a atividade econômica no País vêm funcionando, ainda que sejam insuficientes. “Essas medidas paliativas são importantes para o setor industrial, especialmente neste cenário de crise internacional que atravessamos”, diz. “Mas elas não são suficientes. Continuamos batendo na tecla de que o momento é propício para que sejam feitas as reformas estruturantes que garantam a competitividade da nossa indústria e o crescimento sustentado da economia”, acrescenta.

Segundo o Departamento Econômico da Fiep, maio tradicionalmente é um mês de aquecimento da atividade industrial paranaense. Este ano, o desempenho acima da média foi ocasionado pela performance positiva de 17 dos 18 gêneros pesquisados. O crescimento atingiu inclusive os três gêneros com maior participação relativa nas vendas do Estado – além de veículos automotores, os setores de refino de petróleo e produção de álcool e de alimentos e bebidas também registraram aumento de 8,88% e 2,55%, respectivamente.

Com assessoria da FIEP

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.