22/08/2023


Geral

Pequenos produtores terão casa da Cohapar

Vinte produtores rurais de Guarapuava terão casa própria que serão construídas em terrenos próprios pela Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná). Nessa quinta-feira (05), segundo a Cohapar, o Município e o órgão assinaram a segunda etapa do contrato. O convênio inicial foi assinado no dia 11 de setembro de 2011, no auditório do Sindicato Rural de Guarapuava. Municípios das regiões administrativas da Amocentro e da Cantuquiriguaçu, incluindo Guarapuava, passaram a estar incluídos no programa Morar Bem Paraná. A solenidade teve a presença do presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche, dos deputados Cesar Filho (PPS) e Bernardo Carli (PSDB),do então chefe do Escritório Regional da Cohapar, Edony Kluber, entre outras autoridades.

O Programa Morar Bem Paraná é uma parceria entre a Cohapar, a Secretaria de Agricultura, a Emater e a Caixa Econômica Federal e tem como objetivo principal dar melhores condições de vida, principalmente, aos pequenos produtores do Estado. De acordo com o Escritório Regional da Cohapar, as famílias ainda não foram selecionadas. Segundo Leo Acir Ferri, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CDDR), a seleção das famílias será feita na próxima semana.

O projeto tem como finalidade melhorar a qualidade de vida dos pequenos agricultores, que vivem nas suas propriedades e têm sua principal renda do trabalho na lavoura.
Caberá aos municípios a obrigação de selecionar as famílias e se for preciso realizar a terraplanagem nos locais onde as casas serão construídas, além destinar um técnico para atender às famílias beneficiadas.
A Emater segue critérios de famílias beneficiadas pelo Pronaf e essas famílias devem residir na propriedade e ter a principal renda da atividade rural.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo