Vinte produtores rurais de Guarapuava terão casa própria que serão construídas em terrenos próprios pela Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná). Nessa quinta-feira (05), segundo a Cohapar, o Município e o órgão assinaram a segunda etapa do contrato. O convênio inicial foi assinado no dia 11 de setembro de 2011, no auditório do Sindicato Rural de Guarapuava. Municípios das regiões administrativas da Amocentro e da Cantuquiriguaçu, incluindo Guarapuava, passaram a estar incluídos no programa Morar Bem Paraná. A solenidade teve a presença do presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche, dos deputados Cesar Filho (PPS) e Bernardo Carli (PSDB),do então chefe do Escritório Regional da Cohapar, Edony Kluber, entre outras autoridades.
O Programa Morar Bem Paraná é uma parceria entre a Cohapar, a Secretaria de Agricultura, a Emater e a Caixa Econômica Federal e tem como objetivo principal dar melhores condições de vida, principalmente, aos pequenos produtores do Estado. De acordo com o Escritório Regional da Cohapar, as famílias ainda não foram selecionadas. Segundo Leo Acir Ferri, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CDDR), a seleção das famílias será feita na próxima semana.
O projeto tem como finalidade melhorar a qualidade de vida dos pequenos agricultores, que vivem nas suas propriedades e têm sua principal renda do trabalho na lavoura.
Caberá aos municípios a obrigação de selecionar as famílias e se for preciso realizar a terraplanagem nos locais onde as casas serão construídas, além destinar um técnico para atender às famílias beneficiadas.
A Emater segue critérios de famílias beneficiadas pelo Pronaf e essas famílias devem residir na propriedade e ter a principal renda da atividade rural.