22/08/2023



Política

De três municípios, Pinhão lidera no ranking de impugnações

imagem-40536

Três municípios da região já tem candidaturas impugnadas pela Justiça Eleitoral das comarcas de Laranjeiras do Sul e Pinhão. No município de Reserva do Iguaçu as coligações “ ÉTempo de Renovação “que reúne o PRB/PP/PSL/DEM/PSDB e “Reserva do Iguaçu Para Todos” (PT/PTB/PSB), foram impugnadas porque não respeitaram a proporcionalidade das cotas de mulheres e de homens. A maioria foi solicitada pelo Ministério Público.

O município de Pinhão lidera o ranking das impugnações. São 9 ao todo. Segundo o edital, a coligação “Reserva do Iguaçu Para Todos “registrou 7 homens e 2 mulheres quando seriam 6 homens e 3 mulheres. Já a coligação “ È Tempo de Renovar” registrou 12 homens e 4 mulheres quando a lei prevê que seriam 11 homens e 5 mulheres. O candidato a vereador José Garibaldi Pereira Dutra, teve o seu registro impugnado por ter processos na Vara Criminal.

No município de Pinhão, a coligação que tem o DEM e o PDT como parceiros também foi atingida. O candidato a vice prefeito Nelso Zambruski na chapa encabeçada pelo ex-prefeito Antenor Hemmig teve a candidatura impugnada por possuir processos na Vara Criminal. Alguns já forma julgados e o candidato foi condenado. O candidato a vereador Assis Antonio de Campos (PDT) também possui problemas e o seu nome foi impugnado porque o seu nome não consta no livro de atas da convenção do partido.

Ainda no município de Pinhão a coligação “Coração Pinhãoense” que é composta pelo PP/PSB/PRP/PSDB está impugnada por exceder o número máximo de candidatos a vereador. No caso de Pinhão apenas 26 candidatos são permitidos.

Já a coligação “Renova Pinhão” (PT/PTN/PV) convive com a impugnação do candidato à reeleição do vereador Denílson José de Oliveira. Segundo a “Coração Pinhãoense”, autora do pedido, Denilson, que foi presidente da Câmara em 2010, teve as contas reprovadas.

A coligação “Avança Pinhão” (PRB/PMDB/PSC/PPS/PSD) teve duas impugnações. A primeira é a candidatura de Adeni de Lima, ex-presidente do FUNPREV (15 de abril a 31 de dezembro de 2003 e de 2004), que teve as contas reprovadas nesse período. A outra impugnação atinge toda a coligação que deixou de cumprir a proporcionalidade entre gêneros, exigida pela lei eleitoral. Nos dois casos a solicitação de impugnação foi feita pelo Ministério Público.

No município de Nova Laranjeiras o candidato a prefeito José Lineu Gomes e os candidatos a vereador Carlos Zierhut , Jeferson Kava e Denir Nunes da Silva estão com os registros impugnados.

Todos tem o prazo de 7 dias para recursos. Em caso da impugnação ser mantida as coligações poderão substituir os candidatos.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo