Guarapuava – A bancada de oposição composta por 8 dos 12 vereadores aprovou a instauração de uma nova Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para verificar irregularidades e privilégios no pagamento de férias a funcionários efetivos e comissionados do Poder Executivo de Guarapuava, referente ao período de 2006 a fevereiro de 2009.
O pedido foi assinado pela própria bancada oposicionista ao prefeito Fernando Ribas Carli.
A CPI, após sorteio, está composta pelos vereadores Nélio Gomes da Costa, Sadi Federle e Fernando Alberto dos Santos e terá 90 dias para o seu funcionamento.
O sorteio foi marcado pela exclusão dos vereadores Elcio Melhem (PP), Maria José Mandu Ribas (PSDB), Lizandro Martins por terem vínculos com a administração municipal. Elcio é esposo da secretária municipal de Educação e Cultura Dorotil Casagrande Melhem, Maria José é servidora municipal e Lizandro Martins é funcionário da Rádio 92, de propriedade de Carli.
Também ficaram fora do sorteio os vereadores Antenor Gomes de Lima (PT), Thiago Cordova e João Napoleão por comporem a CPI, temporariamente, suspensa por liminar concedida à administração municipal, justamente pelos vínculos de Antenor com a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos e Professores Municipais, o SISPPMUG, Ediane Gomes de Lima, além de ser servidor municipal.
Apenas três vereadores participaram do sorteio: Eva Schran, Nélio Gomes da Costa, Sadi Federle e Fernando Alberto dos Santos.