22/08/2023
Política

“Me desincompatibilizei no prazo exigido”, diz Eva Schran

imagem-40620

Os candidatos Eva Schran (vice da coligação “Aliança para o Progresso), professor Valdir Kukelcik (candidato a vereador pelo PPS) já protocolaram recurso junto a Justiça Eleitoral de Guarapuava. O candidato a prefeito pelo PMN, Ricardo Boreli não foi encontrado para comentar o pedido de impugnação. Todos foram feitos pela coligação “Sempre por Guarapuava”, que reúne o PP e o PSDB.

O argumento contra a candidatura de Eva Schran é a falta de desincompatibilização do cargo de diretora regional do Sescap (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias e Informações e Pesquisas no Estado do Paraná). De acordo com Eva Schran, o pedido foi feito dentro do prazo previsto por lei, ou seja, antes do dia 6 de junho. “Recebi uma orientação da assessoria de Curitiba que não seria necessário pedir a desincompatibilização do cargo porque o Sindicato não recebe recursos públicos e porque o cargo que exerço é apenas de representatividade, mas mesmo assim me desincompatibilizei por precaução”, afirmou Eva à REDE SUL DE NOTÍCIAS. A candidata disse que está tranquila e que continua em campanha, normalmente. “O que aconteceu é que no site do Sindicato o meu nome ainda continua lá e já foi solicitado para que seja atualizado. A assessoria jurídica da coligação já preparou a defesa da candidata”.

A mesma situação se repete com o candidato a vereador Valdir Kukelcik. A oposição alega que o professor que respondia pela chefia do Núcleo Regional de Ensino em Guarapuava e região também deixou de se desligar do cargo em tempo hábil. De acordo com o professor a sua candidatura obedeceu os trâmites legais exigidos pela Justiça Eleitoral, ou seja, a desincompatibilização dentro do prazo legal. O que a coligação “Sempre por Guarapuava” argumentou é que o professor deveria ter se afastado do cargo três meses antes das eleições. “Por chefiar o NRE me consideraram um ordenador de receita quando essa competência é do secretário estadual de Educação”, assegura Kukelcik.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo