22/08/2023
Saúde

Secretária de Saúde confirma casos de Gripe H1N1 em Pitanga

O vírus da Gripe H1N1 que esta assustando a população paranaense, principalmente depois da divulgação do ultimo boletim informativo publicado pela Secretária Estadual de Saúde na segunda feira (16). O informativo coloca o Paraná como líder nacional, de casos confirmados da Gripe, com 760 casos reconhecidos. A doença também começa a assustar os cidadãos de Pitanga, já que a cidade conta com vários casos do vírus.

Em entrevista a uma rádio do município, a Secretária de Saúde do Municipio, Tânia Deguech Ferreira, confirmou treze casos suspeitos e dois confirmados na cidade. “ Tivemos várias pessoas que fizeram uso dos medicamentos, e várias pessoas que fizeram a coleta de materiais” afirma a secretária, mostrando a grande procura da população as unidades publicas de saúde.

Segundo Tânia, todos os casos estão sendo tratados da melhor forma possível. Os casos suspeitos estão recebendo medicação em casa, conforme indicação do Ministério da Saúde, que sugere que apenas os casos mais graves sejam hospitalizados, já que o contato do portador do vírus com outros pacientes com imunidade baixa somente ajudaria na propagação da doença.

As duas mulheres que foram confirmadas com a Gripe H1N1, já receberam tratamento adequado, e segundo a secretária já se encontram curadas “Elas estão bem, fizeram o uso da medicação, não foram casos graves, são pessoas que se trataram e se curaram” garante Tânia.

Novas vacinas contra a Gripe devem chegar ao município nos próximos dias, reestabelecendo o estoque das unidades de saúde, que se encontravam sem as vacinas preventivas. Segundo a secretária, já se foi feito o pedido, contudo deve-se esperar o repasse das 400 mil vacinas recebidas pelo Governo Estadual nessa quinta feira (19), para as regionais de saúde, que ai sim farão os repasses aos municípios.

Fonte: Blog do Jonei Farias

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.