A intermediação política do deputado estadual Cesar Filho (PPS) junto ao Ministério da Saúde avança os trâmites para que a Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) oferte o curso de medicina. Assim sendo, a conquista de Guarapuava será dupla, pois a implantação do Hospital Regional está associado à existência do curso em questão.
No próximo dia 2 de agosto, o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, Mozart Salles estará em Curitiba quando participará de reunião com o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, Cesar Silvestri Filho (PPS), o reitor da Unicentro, Aldo Bona, e membros da Comissão Executiva para Implantação do Hospital Regional. A pauta será justamente a implantação do curso de medicina e do Hospital Regional de Guarapuava.
“Há algum tempo, eu e o Michele Caputo estávamos tentando agendar esta conversa com o Mozart Salles. Com a implantação do Hospital Regional, é fundamental a vinculação da instituição a um curso de Medicina, que é outro objetivo nosso, em conjunto com a Unicentro, pois a melhor maneira de organizar e gerir o hospital é vinculando-o à universidade”, afirmou o deputado.
Cesar Filho lembrou que a Unicentro é hoje a única universidade estadual do Paraná que ainda não possui curso de medicina, daí a necessidade de apoio dos governos estadual e federal. O parlamentar, que foi relator do Plano Plurianual do Paraná, incluiu a previsão orçamentária para os cursos de Medicina, Odontologia, engenharias e Direito da universidade.
A agenda com Mozart Sales para a essas duas conquistas é de suma importância. O representante do MS foi chefe de gabinete do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e desde fevereiro está à frente da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, pasta responsável por formular políticas orientadoras da gestão, formação, qualificação e regulação dos trabalhadores da saúde no Brasil.