22/08/2023

Essa tal

A palavra "renovação" está banalizada nesta campanha eleitoral. Na tentativa de ganhar a confiança do eleitor muitos candidatos estão utilizando dessa palavra em slogans de coligações ou da campanha. As atitudes na prática, porém, não passam da velha maneira de fazer política, do ultrapassado conceito de "coronelismo" onde se acha que o dinheiro, o "poder" é suficiente para colocá-los num "pedestal"e fazer o bem que bem entendem. Assim sendo, desafiam a polícia, passam por cima de leis como se a cidade que pretendem governar se equiparam aquelas dos velhos filmes de faroeste.

O exemplo recente desse tipo de conduta foi registrado no município de Foz do Jordão na tarde desta quinta-feira (26). A campanha dos candidatos da coligação "Foz do Jordão em tempo de renovação", Neri Quatrin e Jaime Bizarra foram detidos pela Polícia Militar. Bizarra, que dirigia um veículo Fiat Strada está com a carteira de habilitação suspensa, por excesso de pontos. Significa que desobedeu a Lei de Trânsito. Além disso, o ´veículo que conduzia está com a documentação irregular. Neri que estava junto com Bizarra tentou fugir, mas foi impedido pela policia. Todas essas informações foram repassadas à RSN pelo empresário Luiz do Santos, conhecido como Mergulhão. Ele é o presidente do PHS no município e foi testemunha ocular do caso.

Quando nos deparamos com fato como esse em que candidatos viram caso de polícia antes mesmo da campanha ser lançada oficialmente vale perguntar: qual é a renovação que está sendo proposta conforme promete o slogan da coligação e da campanha? O que serão capazes de fazer quando estiverem comandando o município? Serão mais políticos que patrocinarão manchetes de jornais, de tevê, de portais de notícias como o brasileito está cansado de presenciar quase que diariamente nos escândalos que ganham os noticiários? Mas nada acontece em vão. O eleitor, mesmo aquele que mora nas cidades interioranas, já não é mais aquela "vaquinha de presépio" que concorda com o que lhe com tudo o que lhe dito. Mais politizado ou não, cansado de tanto acreditar em falsas promessas, de ver o dinheiro público ser devorado por poucos e de forma escusa, de tanto ver o patrimônio público ser destruído, o eleitor mudou. Está mais atento, mais cidadão. Ele busca a renovação no real sentido da palavra. Para isso, possui a arma mais poderosa que nenhuma promessa, nenhum "poderoso"pode anular: o voto.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.