22/08/2023
Cotidiano

Sebare autoriza garantidora de crédito no Oeste do Paraná

Brasília – Decisão será comunicada formalmente na próxima segunda-feira, dia 30, durante reunião técnica no escritório regional do Sebrae/PR em Cascavel

O Sebrae Nacional aprovou, nesta semana, carta-consulta que autoriza mais uma etapa para a criação de uma Sociedade de Garantia de Crédito no oeste do Paraná. A decisão será comunicada oficialmente na próxima segunda-feira, dia 30, às 14 horas, durante reunião técnica no escritório regional do Sebrae/PR em Cascavel, com representantes de entidades da região.
A Sociedade de Garantia de Crédito do Oeste, para facilitar o acesso ao crédito para pequenas empresas, é uma reivindicação das associações comerciais da região, Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste (Caciopar), Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), prefeituras e entidades de Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo, com o apoio do Sebrae.
“Com a aprovação pelo Sebrae Nacional, o próximo passo agora será a realização de uma pesquisa. Nesse levantamento, traçaremos um perfil da demanda de créditos na região e levantaremos os custos para a implantação da Sociedade de Garantia”, explica o consultor do Sebrae/PR, Osvaldo Brotto. Ele informa que será feito ainda um plano de negócio, para a implantação.
As Sociedades de Garantia de Crédito são uma experiência relativamente nova no Brasil e têm o apoio do Sebrae que, desde ano passado, lançou chamada pública de apoio técnico e financeiro, por meio de um edital. Em funcionamento desde 2004, a Sociedade de Garantia de Crédito pioneira foi implantada em Caxias do Sul, na região da Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul.
Na Europa, essas sociedades surgiram como fruto da mobilização empresarial, das instituições bancárias, de entidades comprometidas e do poder público. Funcionam como cooperativas, que, em vez de conceder créditos, garantem avais aos empreendedores junto aos bancos. O aval em garantia é pré-requisito para a concessão de crédito. Sem ele, não há financiamento.
“Além dos avais, as Sociedades de Garantia de Crédito também prestam informações gerenciais e de suporte em administração e gestão financeira”, complementa o consultor do Sebrae/PR. Ao intermediar as demandas entre associados e agentes financeiros, as sociedades de garantia, explica Osvaldo Brotto, contribuem para a expansão do crédito com segurança, porque reduzem pela metade o risco inadimplência. Isso significa a obtenção de dinheiro a custo menor, com juros e tarifas bancárias geralmente mais baixas.
“As Sociedades de Garantia de Crédito são ferramentas modernas, que viabilizam o financiamento dos empreendedores, desenvolvendo pequenas empresas em regime de subcontrato com grandes complexos industriais, formando com isso uma cadeia de interesses comuns.” A Sociedade de Garantia de Crédito do Oeste do Paraná pretende atender empresários de micro e pequenas empresas, nos 50 municípios da região.
A carta-consulta, aprovada pelo Sebrae Nacional, ficou sob análise técnica desde meados de janeiro. Algumas reuniões em Cascavel, Toledo e Foz do Iguaçu foram realizadas com representantes de entidades, para discutir o tema. Participaram das reuniões o diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Carlos Alberto dos Santos; o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Jefferson Nogaroli; o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Allan Marcelo de Campos Costa; o diretor-técnico do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini e o diretor de Administração e Finanças do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta.

Agência Sebrae de Notícias no Paraná (http://asn.sebraepr.com.br

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.