22/08/2023

Museu de Guarapuava abre exposição sobre “erva sagrada”

imagem-41120

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-qformat:yes;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:10.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:115%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Calibri”,”sans-serif”;
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-fareast-font-family:”Times New Roman”;
mso-fareast-theme-font:minor-fareast;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-bidi-font-family:”Times New Roman”;
mso-bidi-theme-font:minor-bidi;}

Começa na noite desta quinta-feira (9) no Museu Visconde de Guarapuava, a exposição “Ka´a -a erva sagrada”.  A mostra traz a Guarapuava, 23 painéis fotográficos retratando a importancia do uso da erva- mate nas populações indígenas, em fotos tiradas por Vladimir Kozák e Carlos Bueno entre as décadas de 1950 e 1980. Com a presença de várias autoridades, a exposição inicia-se hoje a partir das 19h e segue até o dia 9 de setembro.

A erva mate, um dos principais produtos do Sul do país, já era apreciada na região. Muito antes dos primeiros europeus chegarem a essas terras, alguns povos indígenas como os xetá, os guaranis e os kaigang usavam a erva na fabricação de bebidas quentes e geladas que traziam energia e refrescavam, chegando inclusive a chamar a erva mate de ‘erva sagrada’.

A exposição chega a Guarapuava em uma parceria com o Museu Paranaense, que realiza inúmeras mostras, bem como cursos de aperfeiçoamento aos funcionários dos museus de todo o Estado. Segundo Rosana Ferreira dos Santos funcionária do museu de Guarapuava, profissionais de toda a região participam desde terça-feira (7) de um curso sobre conservação preventiva e museografia. O curso termina nesta quinta-feira (9), com o inicio da exposição.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.