Na noite de ontem, sexta feira (03), a equipe Agrária Guarapuava Futsal foi até a cidade de Toledo em busca de reabilitação na Chave Ouro do Paranaense de Futsal. O jogo, porém, não saiu como planejado e o time conheceu a 8ª derrota no estadual, desta vez pelo placar de 3×1.
A má fase, que parece ter chegado ao seu ápice, foi visíveis durante toda a partida realizada no ginásio Alcides Pan. O time cometeu os mesmo erros das outros jogos, como lentidão em quadra, falhas de marcação e, sobretudo, más finalizações. Desta forma, o Toledo (que não tinha nada com isso) jogou melhor e garantiu a primeira vitória no segundo turno.
O jogo
Logo nos primeiro lances, os donos da casa já estavam na frente do placar: Sandrinho roubou a bola e deixou Luan livre para marcar 1×0.
O time de Guarapuava sentiu o gol e o Toledo quase voltou a marcar, mas a bola bateu na trave do goleiro Dudu. Os toledanos seguiram mandando no jogo até que Zoca fez boa jogada pela esquerda e tocou para Luan marcar pela segunda vez: 2×0.
Aos poucos, o Guarapuava conseguiu equilibrar a partida e passou a ter mais posse de bola. No entanto, a falta de pontaria no ataque evitou que o placar se modificasse: em um lance digno do quadro Inacreditável Futebol Clube, do Globo Esporte, Marcelinho desperdiçou uma ótima chance, quase embaixo do gol.
Outro jogador que poderia ter marcado foi Rangel, mas um de seus melhores chutes parou na trave. Nos últimos segundos da primeira etapa, o fixo chegou a balançar as redes do goleiro Farias, mas a arbitragem percebeu uma falta de ataque e gol foi invalidado.
Nervosismo evidente
Com o placar adverso e o cronômetro correndo, o Guarapuava demonstrou estar muito abalado emocionalmente, tornando a cometer os erros do 1º tempo. Apesar da maior posse de bola, a equipe não conseguia encurralar o adversário para diminuir a vantagem.
Para piorar, quando faltavam 7 minutos para o final da primeira etapa, Henrique (do Toledo) cobrou escanteio, a bola desviou em Neto e enganou o goleiro Dudu. Gol contra e 3×0 para o Toledo.
Logo depois do gol, o técnico Brigadeiro foi para o tudo ou nada e colocou Marcelinho como goleiro linha. Mas, mesmo com a vantagem numérica dos guarapuavanos, o Toledo ia se segurando e, até mesmo, levando perigo à meta desprotegida do adversário.
Faltando um pouco menos de 2 minutos, o Guarapuava finalmente conseguiu chegar ao gol com Valtinho. Mas nos instantes finais o Toledo fortaleceu a defesa e impediu que os guarapuavanos marcassem novamente (os toledanos, inclusive, tiveram a chance de marcar o 4º com o goleiro Farias, que mandou uma bola na trave). Assim o jogo acabou em 3×1 parta os anfitriões.
Perplexidade
Na saída de quadra, os jogadores do Guarapuava tentaram explicar o inexplicável. Marcelinho desabafou: Não sou de errar tanto gol como estou errando! Valtinho analisou: Estamos buscando fazer o melhor para sair desta fase ruim. Temos que fazer os gols. Estamos falhando nisso. E Paulo Henrique admitiu que não está entendendo o que está acontecendo: Treinamos muito forte durante a semana, fizemos um treinamento fantástico. Mas está difícil… Se alguém souber a receita mágica vai no ginásio e avisa a gente.
Mais sereno, Neto afirmou que o momento não é de falar e sim de trabalhar forte para se reabilitar nas próximas partidas: Agora é momento de ficar em silêncio. Agora é esfriar a cabeça e ter força para reverter isso, ponderou.
Guarapuava estacionado em 8º
Com o resultado, o Guarapuava Futsal segue parado em 32 pontos, na 8ª posição. A situação não preocupa no sentido da classificação para a segunda fase, já que seria necessária uma sequência quase impossível de tropeços do Guarapuava e de vitórias dos adversários para que os guarapuavanos saíssem do G-12.
Mas, por outro lado, a luta para chegar entre os primeiros também ficou praticamente impossível. Hoje o Guarapuava tem 17 pontos a menos que os líderes e só mais 24 pontos em jogo até o final da primeira fase.
Assim a luta, até o final da primeira fase, será para melhorar a classificação na parte intermediária da tabela, de preferência terminando entre os 6 primeiros para ter alguma vantagem nos play-offs e decidir em casa a fase Sextas-de-Final.
Carrasco do Guarapuava respira
Assim como no primeiro turno, o Toledo conseguiu superar o Guarapuava (a primeira vitória foi por 2×1 no Joaquinzão). O segundo triunfo no ano sobre o rival fez a equipe do oeste subir para 20 pontos: 4 a mais que o Corbélia. Os toledanos estão longe de garantir a classificação, mas agora têm uma boa vantagem em relação aos seus adversários diretos.
Com informações de Clique Esporte.