O Núcleo de Criadores de Cavalo Crioulo de Guarapuava já tem classificados para as provas da Expointer (Esteio/RS) , considerada a maior feira agropecuária do País. A prova seletiva foi o Movimento a La Rienda onde os competidores precisam demonstrar habilidade do animal e do ginete, já que a prova contempla oito movimentos: a andadura; esbarrada; troia; oito; volapié; giro de patas; desmontar e montar e recuo.
Na competição Movimento a La Rienda, em primeiro lugar, na categoria profissional, ficou o ginete Luiz Flávio Lacerda, com o cavalo Campero Onça; em segundo, Vinicius Krüger, com o Lageado Andejo; em terceiro lugar, Vinicius Otto, com o cavalo RZ Singapura da Carapuça. Já na categoria amador: Felipe Teixeira; com o Flor do Mato do Strass; segundo lugar, Alan Delon Ribas com o OK Escorpião e em terceiro lugar, Marison Ferreira no cavalo Noturno II Tupambae. Já na prova funcional, o vencedor geral infantil foi Renan Lucas Mareira.
As crianças competiram em provas de andadura, que avalia o tranco, trote e galope; baliza e pega troféu; e os jovens disputaram a prova de baliza, na qual o que vale é o percurso e a velocidade. O vencedor geral da categoria infantil, Renan Lucas Mareira, 11 anos, conta que anda a cavalo desde os quatro anos. "Eu treino, no mínimo, três vezes por semana. Meu pai é criador de crioulo e pretendo competir muitas vezes ainda".
O presidente do Núcleo de Criadores, Dario Serpa, disse estar satisfeito com a realização dos eventos e falou da união de todos que criam o cavalo crioulo na região. "São adultos, jovens e crianças competindo, mas o que vale é que todos estão reunidos. O que importa é essa festa, não quem ganhou, mas sim a família toda estar aqui prestigiando as provas, essa sim é a grande vitória", opina Serpa.
"Para nós é um grande orgulho ter uma entidade forte do crioulo, acompanho a Expointer há mais de 30 anos; e vejo que o Núcleo de Guarapuava vem se destacando. Nós temos grandes campeões aqui, parabenizo pelo trabalho que estão fazendo envolvendo a família inteira, é muito bonito ver essas crianças montando a cavalo", disse o presidente da Sociedade Rural, Johann Zuber Junior.
A jovem Mariana Serpa, 14 anos, participa de quase todas as provas promovidas pelo Núcleo de Criadores de Cavalo Crioulo. Ela conta que desde pequena participou de competições vinculadas a raça. "A primeira vez que subi num cavalo foi com oito dias, que minha mãe me colocou para montar junto com ela. Talvez o gosto venha daí, vou continuar competindo até quando eu puder".
Mariana Serpa explica sobre as principais características da raça. "O ponto forte é a funcionalidade, e pela amplitude de seu uso, já que pode ser utilizado tanto para trabalho quanto para lazer. Precisamos incentivar as crianças a andar a cavalo, são elas que representam o futuro da raça. As provas realizadas hoje destacam a força do cavalo crioulo".
Em relação ao julgamento de morfologia, categoria incentivo, o grande campeão macho foi o Habilidoso Rio das Pedras, da fazenda Rio da Pedras; e o reservado grande campeão, cavalo Que momento Condobez, da Cabanha Condobez; e o terceiro melhor macho foi o Fórmula I do Imbuial, do criador Evaldo Taborda Ribas.
Nas fêmeas, a grande campeã foi a égua Guitarra da Ilha Velha, da Cabanha Ilha Velha; reservado grande campeã foi Invernada do Rio do Pedras, fazenda Rio das Pedras, e a terceira grande campeã foi a Iemanjá do Rio das Pedras.
Com assessoria de imprensa Sociedade Rural/Sindicato Rural/Unicentro, com apoio da RSN.
Assessoria de Comunicação da 37ª Expogua / www.expogua.com.br
Sociedade Rural Guarapuava / Sindicato Rural de Guarapuva / Unicentro