Guarapuava –
O presidente da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES), Rafael Clabonde (foto), já se encontra no plenário da Câmara. Ele será um dos debatedores durante a audiência pública que vai discutir a viabilidade do passe livre em Guarapuava.
Clabonde chegou de Ponta Grossa onde essa discussão foi feita hoje pela manhã envolvendo mais de mil estudantes.
Clabonde defende a implantação do passe livre enquanto política pública que dá acesso à educação. Entendemos que esta é uma ferramenta que junto com o acesso à cultura, ao esporte e ao lazer, vai formar a opinião do cidadão, afirmou o líder estudantil.
Para viabilizar a gratuidade do passe, Clabonde elenca coisas concretas, a exemplo, da publicidade no mobiliário urbano, a publicidade exposta em busdoor, o direcionamento de valores arrecadados com multas de trânsito, entres outras alternativas como forma de subsidiar o pagamento desse benefício.
Ele não aceita que uma das desculpas da empresa permissionária do transporte coletivo urbano em Guarapuava tenha como argumento o possível aumento na tarifa a partir do passe livre. O trabalhador não pode ser onerado ainda mais. Guarapuava possui uma das tarifas mais altas do estado e a qualidade do serviço prestado não condiz com o valor que é cobrado, avalia.
Política
Presidente da UPES participa de audiência pública em Guarapuava
- Por Cristina Esteche
- 27/03/2009