Em 2012, 87% dos estandes que compõem o Pavilhão da Indústria e Comércio durante a Expogua são de empresas guarapuavanas. Essa participação é comemorada pelas entidades organizadoras da feira. O presidente da Acig (Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava), Eloi Mamcasz, salienta que os dados refletem a boa situação da economia local. “O evento serve como uma projeção de tudo que é produzido aqui. Os estandes valorizam, principalmente, as empresas de menor porte, servindo como uma vitrine com apelo regional”.
Nesta edição da Expogua, os espaços foram quase totalmente vendidos em março, o que favoreceu os expositores. “Quando se faz um planejamento anterior há condições de negociar diferenciado; e também mais prazo para que o comerciante se programe”. Conforme Mamcasz, a procura elevada pelos estandes é consequência da credibilidade conquistada pela organização do evento. “Esse é o segredo de a Expogua dar certo: a união de entidades que estão preocupadas em mostrar Guarapuava para a região, o Estado e o país”.
Uma novidade do setor em 2012 é a ampliação do barracão, que agora conta com oito espaços a mais e sanitários internos. Para Mancasz, o aumento do local mostra a importância do comércio e da prestação de serviços, já que hoje são os principais geradores de emprego de Guarapuava. “Não temos na região muitas indústrias que empregam acima de 500 ou 1000 funcionários. É justamente a pulverização de pequenas empresas que fomenta o desenvolvimento econômico através da geração de emprego e de renda”.
Com assessoria