22/08/2023



Saúde

Hemocentro promove curso de capacitação sobre dengue e malária

imagem-41448

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-qformat:yes;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:10.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:115%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Calibri”,”sans-serif”;
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-fareast-font-family:”Times New Roman”;
mso-fareast-theme-font:minor-fareast;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-bidi-font-family:”Times New Roman”;
mso-bidi-theme-font:minor-bidi;}

Esta acontecendo na manhã desta quinta-feira (9), no auditório do Sindicato Rural de Guarapuava, mais um curso de capacitação promovido pelo Hemocentro de Guarapuava. Desta vez alunos das Faculdades Campo Real, Guairacá e da Unicentro, assim como médicos, enfermeiros, bioquímicos e outros profissionais da saúde, estão tendo a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o diagnostico clinico e laboratorial da dengue e da malária.

Segundo Seme Y. Rda, diretor técnico do Hemocentro de Guarapuava, o curso tem como objetivo capacitar esses profissionais a realizar o diagnostico correto destas doenças, que podem ser transmitidas também pelo sangue.Apesar de não serem males comuns em nossa região, Seme afirma que a preocupação com o diagnostico dessas moléstias é pertinente, já que há várias regiões no Estado onde essas doenças são comuns “Nossa preocupação são doadores que venham de regiões endêmicas, e o diagnostico é importante para que se consiga bloquear esses doadores“ afirma o diretor.

Além da dengue e da malaria, doenças como Hepatite, HIV, HPLV, Sífilis e outras também podem ser transmitidas pelo sangue, para tratar sobre essas doenças o Hemocentro de Guarapuava já planeja um novo evento em setembro sobre imunohematologia, onde esses assuntos serão discutidos.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo