22/08/2023
Geral

Policia Militar do Paraná comemora 158 anos de existência

imagem-41504

Na manhã desta sexta-feira (10), um evento no 16°BPM comemorou os 158 de criação da Policia Militar no Estado do Paraná. A celebração contou com a presença de pelotões da Policia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Tropa de choque, da Policia Ambiental e da Escola de Cadetes, além de várias autoridades da sociedade civil e militar de Guarapuava e região.

Durante o evento, alguns policiais foram premiados com medalhas de menção honrosa, por terem sido destaques em  ocorrências de grande importância. Outros policiais foram condecorados pelo grande tempo de serviço prestado à entidade, recebendo medalhas de bronze, prata e ouro, de acordo como tempo de serviço na policia. Durante a semana outros eventos como a 1ª Copa PM/PR de Jiu Jitsu, que reuniu cerca de 300 atletas durante o ultimo fim de semana, e uma missa de ações de graças realizada ontem (9), também marcaram a data comemorativa.

O Tenente Coronel Edson Solak, comandante do 16° BPM, parabenizou a PM/PR pelos seus 158 anos de história, e afirmou que a existência da policia é vital para a sociedade . "Se não tivéssemos o policiamento preventivo, a criminalidade já teria tomado conta,” afirma. Contudo, Solak admite que a corporação também passa por problemas, principalmente pela falta de policiais. “O 16° é uma das regiões mais defasadas”.

Segundo o comandante, o efetivo do batalhão é de 378 policiais, mas opera-se normalmente, em virtude de férias e folgas, com cerca de 280 oficiais que atendem 27 localidades da região. A expectativa é que esse numero de agentes aumente com a formatura de 94 novos policiais, na Escola de Cadetes do batalhão, e também com a sinalização do governo estadual para a contratação de 6.000 policiais militares, civis e bombeiros ainda neste ano.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.