22/08/2023



Agronegócio

Emater reúne produtores de feijão em Prudentópolis neste sábado

Emater e Secretaria de Estado da Agricultura promovem na manhã deste sábado (11), em Prudentópolis, o 3° Encontro de Produtores de Feijão, que faz parte da programação técnica da 3ª Festa Nacional do Feijão Preto, realizada entre 10 e 12 de agosto, neste que é considerado o maior produtor nacional de feijão preto.

No último plantio, 7,1 mil famílias do município se dedicaram ao cultivo da lavoura na safra das águas, com área plantada de 19 mil hectares, e 4 mil na safra das secas, com 12 mil hectares cultivados. Cerca de 600 agricultores devem participar do encontro que na sua organização tem ainda o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais/Fetaep, Secretaria Municipal de Agricultura e as empresas Diniz e Syngenta.

Na última safra das águas a produtividade média da cultura do feijão em Prudentópolis ficou em 1,48 mil quilos por hectare e na safra das secas 1,2 mil quilos por hectare. Para o diretor-presidente da Emater, Rubens Niederheitmann, estes índices aos poucos estão sendo elevados graças à realização de uma ação integrada desenvolvida pelo Governo do Estado _através da Seab, Emater e Iapar_ prefeituras, associações de produtores e empresas da iniciativa privada, com o Projeto Centro-Sul de Feijão e Milho.

“Este trabalho teve início na safra plantada em 1999. Na época, um levantamento feito junto às famílias atendidas indicou uma produtividade média de 1.087 quilos por hectare. Na última safra, nas lavouras demonstrativas, essa média subiu para 2.567, com lavoura chegando perto da marca de 3,7 mil quilos por hectare. Lembrando que a produtividade média estadual da cultura é de 1.561 quilos e a nacional 963 quilos por hectare”, explica Niederheitmann.

Segundo ele, os resultados estão sendo alcançados com a aplicação de tecnologias adaptadas à realidade econômica e social das famílias atendidas e que não agridem os recursos naturais. “Entre elas estão o plantio direto na palha, uso de sementes melhoradas e recomendadas para as condições de clima e solo da região, plantio na época certa, controle adequado de ervas invasoras, de pragas, doenças e uso racional e equilibrado dos fertilizantes”, enumera.

O projeto realizado pela Emater com os produtores de feijão do Centro-Sul do Estado envolve 43 municípios e atende cerca de 2 mil famílias. “Além de levar orientação técnica para o aumento da produtividade, os extensionistas têm a preocupação de preparar os agricultores para uma gestão administrativa mais eficiente, capaz de elevar a renda das famílias. Com o incremento dos ganhos, o produtor vem conseguindo investir em equipamentos, tanto dentro do lar quanto no campo, que contribuem com a melhoria da qualidade de vida; e se capitaliza para promover a diversificação de suas atividades, apostando na produção de alimentos com maior valor agregado, como as frutas e hortaliças”, comenta Niederheitmann.

Em Prudentópolis, o trabalho realizando pela Emater tem facilitando, ainda, o acesso dos produtores de feijão aos benefícios dos programas oficiais. Entre eles estão o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que oferece crédito para custeio das lavouras e investimento com juros baixos e o Trator Solitário que também viabiliza a aquisição de tratores diretamente da fábrica com descontos superiores a 30 por cento e crédito facilitado.

 

PALESTRASNo encontro os produtores a assistirão a duas palestras. Uma delas proferida pela extensionista Lutécia Beatriz Canalli, da Emater de Ponta Grossa, sobre rotação de cultura para o feijoeiro, e a outra apresentada pelo consultor Vlamir Brandalizze analisando as perspectivas de mercado para o produto desta próxima safra que começa ser plantada a partir deste mês. Segundo avaliação do extensionsita Marlon Tiago Hladczuk, da Emater de Prudentópolis, os produtores locais estão animados e a expectativa é de aumento na área plantada: 25 mil hectares para a safra de feijão preto das águas e 15 mil hectares para a chamada “safrinha.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo