22/08/2023



Política

Adunicentro convoca professores para a paralisação na quinta (16)

A Adunicentro, entidade que representa os professores da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro) está convocando a categoria para a paralisação programada para a quinta-feira (16). A deflagração da greve foi decidida durante assembleia entre os cinco Sindicatos de Docentes das Universidades Estaduais do Paraná (Adunioeste, Adunicentro, Sesduem, Sinduepg e Sindprol) comdia para começar, mas sem data para acabar.

De acordo com o presidente da Adunicentro, Denny William, um dia após o anúncio do movimento o governador Beto Richa disse à imprensa e aos reitores que encaminhará a equiparação salarial docente para a Assembleia Legislativa ainda no começo desta semana.

Conforme o Sindicato, a “nova” promessa do Governo Beto Richa assegura que o Projeto de Lei será enviado à Assembleia Legislativa no início desta semana, porém, não se pode acreditar e a entidade recomenda cautela. “Além do mais, depois de tantas idas e vindas por mais de um ano e meio (com duas paralisações, uma em outubro/11 e outra em março/12), a única garantia de que receberemos acerca da efetividade da equiparação com o piso dos técnicos-administrativos é quando isso for publicado no Diário Oficial do Estado”, lembra a Adunicentro.

Segundo a Adunicentro, é importante recordar que o ano de 2012 iniciou com as Universidades tendo suas verbas de custeio cortadas e a negativa do governo em contratar os docentes já aprovados em concursos desde 2010. “Após inúmeras tentativas, os reitores sozinhos não conseguiam fazer avançar as negociações com o governo. Entretanto, em fevereiro de 2012 a categoria docente da Unicentro, UEM, UEL, UNIOESTE, UEPG, UENP e UNESPAR deliberou por paralisação em 07 de março com passeata pelo centro de Curitiba que teve apoio dos estudantes”, relembra a entidade. “Foi a partir do envolvimento da categoria docente, organizada em seu sindicato, que as negociações começaram a avançar e apenas um dia antes da paralisação o governo se mexeu e anunciou o restabelecimento das verbas de custeio das universidades e decidiu pela contratação dos docentes. Para a UNICENTRO foram liberadas 69 contratações de novos docentes, que se deu em abril”.

De acordo com o Sindicato, no dia 16 de agosto serão realizadas novas assembleias para avaliar se, de fato o governo encaminhou o projeto de lei da carreira no início desta semana ou não e também como a ALEP pretende encaminhar as discussões.

 

 

 

 

 

 

Relembre o histórico de promessas descumpridas: http://adunicentro.org.br/novo/?p=2612

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo