22/08/2023


Política

Ibope Inteligênciadivulga comunicado

Paraná – O IBOPE Inteligência vem a público manifestar sua indignação em relação às decisões do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, que proibem divulgação de pesquisa eleitoral no município de Londrina. Esclarecemos que, ao contrário do que vem sendo decidido nesse Tribunal, a Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não determina qual base de dados deve ser utilizada pelas empresas de pesquisa para compor sua amostra.
No caso do IBOPE, a base de dados utilizada é formada por informações oficiais recentes, disponibilizadas pelo TSE, pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e pelo Censo. Não é viável utilizar apenas fontes do TSE, uma vez que os dados disponibilizados por essa instituição não são atualizados com frequência.
Especificamente em relação a Londrina, o Censo de 2000 apontava que 16% da população com 18 anos e mais possuia nível superior. Comparando o Censo de 2000 com a PNAD de 2007, observa-se um crescimento de 87,5% da população com nível superior no interior do Estado do Paraná. Portanto, os dados utilizados para a elaboração da amostra das pesquisas do IBOPE em Londrina estão coerentes.
Além disso, nas pesquisas de boca de urna que realizamos no primeiro e segundo turnos da eleição de 2008 em Londrina encontramos, entre os votantes, percentual de nível superior próximo ao utilizado na amostra.
A credibilidade do IBOPE, que atua há mais de 65 anos no mercado brasileiro, é assegurada pelo fato de que todas as suas pesquisas são pautadas em critérios técnicos da ciência estatística e atendem aos códigos de auto-regulação e de ética elaborados pela associação mundial de profissionais de pesquisa, a European Society for Opinion and Marketing Research (ESOMAR), e pela Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP).
Nossas pesquisas representam a população em estudo, pois os grupos sociais e as várias regiões geográficas aparecem na amostra em proporção muito próxima à da população pe squisada. Os resultados refletem fielmente o que encontramos durante as entrevistas com a população e independem totalmente dos interesses de quem nos contrata.
Acreditamos que pesquisas eleitorais são mais uma fonte de informação utilizada pelo eleitor para definir seu voto. Consideramos, portanto, inadmissível que, em um estado democrático de direito, a população de Londrina seja privada de obter informações sobre a disputa eleitoral em sua cidade, uma vez que nenhuma empresa pode divulgar resultados de pesquisas eleitorais realizadas durante o terceiro turno das eleições municipais nessa cidade.

Colocamo-nos à disposição dos jornalistas para outros esclarecimentos necessários.

Atenciosamente,

Márcia Cavallari Nunes
Diretora executiva de atendimento e planejamento
IBOPE Inteligência

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo