Cerca de 95% dos professores de toda a rede estadual de ensino em Guarapuava paralisaram suas atividades nesta quinta feira (30. O movimento faz parte de uma mobilização estadual chamade de Dia de luta e luto que acontece anualmente no dia 30 de agosto e relembra a agressão sofrido por professores durante o mandato do ex-governador Alvaro Dias. Segundo a APP de Guarapuava, quase a totalidade da categoria aderiu à paralisação na cidade, deixando as escolas estaduais sem aula nesta quinta. Outros 105 docentes foram em comboio até Curitiba para pressionar o governo a respeito da pauta de reivindicação.
De acordo com Helena Farias, secretária da APP, a assembleia desta tarde em Curitiba deve definir os rumos da paralisação, que pode continuar caso a resposta do Governo estadual seja negativa quanto a pauta oferecida pelos professores.
Em todo o Paraná o dia da Luta pela Educação no Paraná, está sendo marcado por protestos.
Em Curitiba, aconteceu uma passeata pelas principais ruas do Centro até o Palácio das Araucárias, no Centro Cívico, sede do Governo. Em Londrina, Cascavel, Foz do Iguaçu e Maringá os professores também fizeram manifestações.