“Quem não pede voto, não ganha. Por isso, estou aqui pessoalmente, pedindo o seu voto de confiança para que eu possa ser o prefeito de Guarapuava”. A frase foi repetida incansavelmente pelo candidato Cesar Filho (Aliança para o Progresso), entre um aperto de mão, um abraço carinhoso e pedidos e mais pedidos para que se, eleito, faça Guarapuava avançar.
A caminhada pelo Bairro Primavera na tarde desta sexta-feira (31), debaixo do sol, começou pelo Posto Planalto onde Cesar Filho encontrou tios do seu pai, primos do seu avô, o ex-prefeito Moacir Silvestri.
E foi justamente nesse local que o candidato ouviu um pedido emocionado do jardineiro José Miguel de Lima, morador no Rio das Pedras. “Cesar, por favor, se eleja e mude a política da nossa cidade. Eu estou cansado de ver políticos roubarem o dinheiro público e a justiça não fazer nada e eles ficarem tirando sarro da nossa cara. Quase todos estão aí de volta. Eu não aguento mais isso”, afirmou. “Você é uma pessoa digna. Mostre que dá pra mudar”, pediu.
Logo adiante o candidato conversou com Djalma Kolodi, um costureiro que reforma lonas de caminhão, ao ar livre, às margens da BR 277. “Eu tenho um projeto que é em parceria com o Sindicato dos Caminhoneiros criar um pátio para os motoristas trocar escala, descansar e você pode trabalhar lá”, propôs Cesar Filho. Pela BR 277 passam diariamente cerca de 4 mil caminhões.
Com as mãos sujas de graxa Orlei Bruneli não se importou de limpá-las em estopa para apertar as mãos de Cesar Filho. “Desta vez tem que dar”, disse o motorista entre sorrisos.
Durante a caminhada o candidato acompanhado pela vice Eva Schran entregou “santinhos”, conversou, ouviu, respondeu, despertou a esperança nas pessoas que pediam emprego, saneamento básico, melhorias na saúde. A Unidade 24 Horas do Bairro Primavera estava lotada de pacientes. Mães com os filhos ardendo em febre, bronquite ou dor de barriga, aguardavam por horas o atendimento médico. “Estou cansada de esperar. Lá dentro não tem mais lugar nem pra gente sentar e não estamos sendo atendidos”, reclamou uma mãe, trocando de braço o filho de 8 meses que está com uma virose.
Para atender essa demanda infantil Cesar Filho propõe a criação do Pronto Atendimento à Infância (PAI), além de equipar e abrir novas unidades de saúde; mais ambulâncias e, principalmente, mais médicos , mais especialidades. “A nossa saúde precisa avançar em todos os aspectos”, defendeu.
MAIS RESPONSABILIDADE E MAIS CONFIANÇA
Durante as várias caminhadas que vem realizando por Guarapuava, Cesar Filho sente aumentar a responsabilidade, se eleito. “As pessoas me assediam, querem conversar, querem ser ouvidas. É claro que isso aumenta a minha responsabilidade, mas eu confio em mim, no que eu quero e posso fazer por Guarapuava”, afirmou.
É no contato direto com a população, batendo de porta em porta, pedindo votos, que o candidato disse sentir a campanha. “Só sinto a campanha quando saio à rua, quando vou em busca e encontra as pessoas. Esse contato é a essência de uma campanha eleitoral. É quando sinto o carinho das pessoas, a confiança, quando entro nas casas das famílias, quando ouço os problemas de cada um é que me encho de energia e me convenço, cada vez mais, que preciso e que quero ser prefeito do nosso município. Sinto a responsabilidade redobrada e triplico os compromissos que estou assumindo”, assegura.
O candidato afirma que esse “peso” não lhe assusta. “Já mostrei que fiz como deputado e sei o que posso fazer como prefeito. Eu não faço promessas, mas assumo compromissos e acho que estou bem interpretado”, disse referindo-se aos números da pesquisa revelada pelo Ibope em que aparece liderando com 53% das intenções de votos. “Esse é um demonstrativo de que estamos no caminho certo, mas ainda temos 40 dias de caminhada e 14% de eleitores indecisos. É atrás deles que estou correndo para poder conquista-los”, afirmou.