22/08/2023
Esportes

Paraná tem melhor desempenho da história nas Olimpíadas Escolares

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-qformat:yes;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:10.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:115%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Calibri”,”sans-serif”;
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-fareast-font-family:”Times New Roman”;
mso-fareast-theme-font:minor-fareast;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-bidi-font-family:”Times New Roman”;
mso-bidi-theme-font:minor-bidi;}

O Paraná encerrou neste domingo sua participação nas Olimpíadas Escolares, em Poços de Caldas (MG), com o melhor desempenho obtido pelo Estado nas oito edições dos jogos. Foram 41 medalhas em oito modalidades, para atletas entre 12 e 14 anos.

O bom desempenho está relacionado ao crescimento na delegação do Estado, fruto do novo sistema de realização dos jogos escolares, com fases regionais e macro, aliado a projetos de bolsas de incentivo aos atletas, como o TOP 2016. “Além disso, investimentos da Secretaria de Educação no desporto escolar fortaleceram o esporte de modo geral, resultando em medalhas”, disse a chefe da delegação do Paraná, Márcia Tomadon. Ela citou como exemplos do ciclismo, modalidade na qual quatro atletas conquistaram sete medalhas, e o atletismo, que teve sua melhor participação

MEDALHAS – A natação e o atletismo foram as modalidades que obtiveram mais medalas – 10 cada uma. No atletismo, o Paraná conquistou medalha de prata para Sérgio Carvalho, do Colégio Estadual Dr. Caetano da Roch, de Nova Aliança Ivaí, na prova do arremesso do dardo. Sérgio é bolsista do Projeto TOP Formador, destinadas a atletas de até 14 anos que estejam estudando em escola pública e que foram indicadas pelos Núcleos Regionais de Educação. São 400 bolsas no valor de 150 reais mensais como incentivo à prática esportiva.

Outra medalha, desta vez de bronze, saiu da prova do revezamento 4x75m com os atletas Felipe Gomes, do Colégio Estadual Margarida F. Gonçalves, de Ibaiti; Max Santos, do Colégio Estadual Duílio T. Beltrão, de Tamboara; Welder Silva, da Fundação Bradesco, de Paranavaí e Andrew Valindof, da Escola Municipal Omar Sabbag, de Curitiba.

Na natação, a atleta Manuela Andrade, do Colégio Dom Bosco, de Curitiba, conquistou o ouro e o recorde na prova dos 200m nado livre, com o tempo de 2’05”57. Na prova dos 200m nado livre, medalha de prata para o atleta Felipe Rizzo, do Colégio Marista Santa Maria, de Curitiba e medalha de bronze para Guilherme Dyminski, do Colégio Positivo, de Curitiba.

De acordo com o técnico da equipe de natação paranaense, Waldemir Saldanha, era esperado esse número de medalhas nesta competição. “A equipe foi mesclada com atletas que competiram pela última vez nesta categoria e uma nova geração que está sendo preparada e será muito forte nas próximas duas olimpíadas”, disse.

No badminton mais três medalhas. Na dupla feminina, prata para as atletas Rafaela Barbosa, do Colégio Estadual Antonio Raccanuelo, de Arapongas e Letícia Fiori, do Colégio Estadual Antonio Moraes de Barros, de Londrina. As medalhas de bronze ficaram com Rafaela Barbosa, na prova simples feminino, e Paulo Todeschini Filho, do Colégio Dom Bosco, de Curitiba, na prova simples masculino.

Na modalidade do ciclismo, a medalha de ouro ficou com o atleta Bruno Galvão, do Colégio Estadual Santa Maria Goretti, de Maringá, na prova circuito. Jenifer Kolbem, do Colégio Estadual Souza Naves, de Rolândia, ficou com a prata e Beatriz Pinto, do Colégio Estadual Unidade Polo, de Maringá, com o bronze na prova circuito.

No xadrez, a medalha de prata ficou com o atleta Marcos Vinícius Sakada, do Colégio Paroquial Nossa Senhora do Carmo, de Paranavaí, na prova convencional.

As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizadas pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio da Prefeitura de Poços de Caldas e governo de Minas Gerais.

Via:  Agência Estadual de Noticiais

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.