22/08/2023



Segurança

Excesso de velocidade é principal causa de infrações de trânsito em Guarapuava

O excesso de velocidade é apontado como a principal causa das infrações no Paraná. Guarapuava não foge da estatística estadual. “ É uma média, uma estatística que também cabe a nós” afirmou Altair Bonessa, Coordenador do Guaratran. Segundo Altair, outros grandes motivos de infração em Guarapuava são: a utilização do telefone celular na direção, e o estacionamento proibido. Cabo Pereira do Departamento de Transito da Policia Militar,confirma a informação e que as principais infrações multadas pela Policia Militar, além do excesso de velocidade são o uso do celular, o estacionamento proibido e também a falta do uso do cinto de segurança.

Os dados se tornam evidentes na Semana Nacional de Trânsito 2012 , que começou ontem (18). Neste ano o tema “Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida” é a principal abordagem da campanha. Em Guarapuava, várias atividades estão sendo realizadas.

Segundo estatísticas, dirigir até 20% mais rápido que a velocidade permitida é a infração mais cometida pelos paranaenses, chegando a representar quase um quarto das infrações registradas no primeiro semestre.

Em todo o Estado, nos seis primeiros meses do ano, transitar em velocidade acima do permitido foi motivo de mais de 373 mil multas, aplicadas pela Polícia Militar, polícias rodoviárias Estadual e Federal e órgãos municipais de trânsito.

“O excesso de velocidade é a principal causa de acidentes de trânsito no Brasil. Aumentar a velocidade, ainda que seja em 10 quilômetros por hora, em uma via em que o permitido é 60 quilômetros por hora, por exemplo, é colocar sua vida, dos demais motoristas e dos pedestres em risco”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

A mobilização integra as ações da “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/20”, da Organização Mundial de Saúde (OMS). A entidade coordena o projeto Vida do Trânsito em dez países, incluindo o Brasil.

Segundo a OMS, o tempo de resposta de um motorista numa situação normal é de 75 segundos. Isso significa que, ao dirigir um veículo a 90 quilômetros por hora, uma pessoa vai precisar de 18 metros para conseguir frear o carro antes da colisão. A 120 km/h essa distância já precisa ser 25 metros. “A velocidade tem ligação direta com o tempo de resposta para frear o carro, desviar de um objeto e evitar uma batida”, comenta Traad.

Com AEN

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo