22/08/2023
Economia

Mercadinhos têm crédito para reforma e equipamentos

Micro e pequenos negócios do varejo alimentar, como mercearias e mercadinhos localizados no Nordeste do país e que participam do projeto Varejo Competitivo, poderão ter acesso a crédito do Banco Gerador. Os financiamentos terão recursos e juros subsidiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e deverão ser destinados a reformas e ampliações e para a compra de equipamentos.

A forma como se dará o financiamento estava na agenda de discussões da reunião, desta segunda-feira (24), do comitê gestor do Varejo Competitivo – que é desenvolvido pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (Abad), em São Paulo.

O projeto, iniciado em março de 2011 e que desde maio de 2012 conta com o apoio do Banco Gerador, promove capacitações visando o fortalecimento de micro e pequenos negócios do varejo alimentar. A meta é capacitar mais de 1,8 mil empresários até dezembro de 2013. Desse total, mais de 1,1 mil já participaram do processo, a maioria da região Nordeste.

“A ideia é que os financiamentos junto ao Banco Gerador sejam pleiteados pelas empresas que já passaram pel o processo de capacitação e consultoria necessários, pois assim terão maior segurança na administração de seus negócios e no gerenciamento financeiro”, explica a coordenadora nacional de Comércio Varejista do Sebrae, Fabianni Melo. Segundo ela, os financiamentos serão específicos para negócios do Nordeste porque o Banco Gerador tem atuação especial nessa região do país.

Na reunião em São Paulo foi feito um balanço do projeto que leva aos empresários capacitações nas seguintes áreas: formação de preço, gestão de estoques, gestão de pessoas, controles financeiros, atendimento ao cliente e técnicas de vendas.

A iniciativa também conta com serviço de consultoria para os empresários. “Esse trabalho envolve o pré-diagnóstico da empresa para indicação das capacitações necessárias, além de consultoria no ponto de venda para verificar a aplicação das orientações e indicar ajustes necessários”, explica Fabianni Melo.

Agência Sebrae 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.