22/08/2023


Cotidiano

CIRCO – E o palhaço o que é ?

imagem-4331

Goiabada atinge a maioridade e continua sendo criança, sempre

Brincadeiras infantis tradicionais e originais, tinta branca, nariz vermelho, roupas largas e coloridas, sapato esquisito, paciência, e muita criatividade. Estes são os principais ingredientes para a receita de alegria que fazem do Palhaço Goiabada um dos personagens mais procurados para animar, principalmente, as festas infantis.
O palhaço em pauta nasceu há 18 anos, comemorados neste dia 8 de abril. Embora alcance a maioridade, o personagem tem como regra ser criança sempre, pois entende que só assim compreenderá o que o público alvo deseja.
Se a origem do palhaço remonta à presença do Bobo da Corte, criado para divertir os reis há 2,5 mil anos antes de Cristo, numa mescla com a Comédia Del Arte na Itália no Século XVI e, antes disso, o surgimento do circo na China há 5 mil anos, a criação do Palhaço Goiabada em Guarapuava teve como motivo justamente animar a festa de aniversário do filho de um amigo.
“Eu nunca tinha feio nada nesse sentido, mas sempre gostei de trabalhar com crianças. Meu amigo chegou e me pediu e eu fui e nunca mais parei”, conta José Tomaz Szymczak, que dá vida ao Goiabada.
Embora reclame da falta de apoio às manifestações culturais em Guarapuava e o pouco reconhecimento de talentos locais, trabalho é o que não falta para o Goiabada. Durante a entrevista na TRIBUNA a conversa teve que ser interrompida por várias vezes, pois o telefone não parava de tocar. Eram mães em busca do palhaço para a festa de aniversários de seus filhos.
“São tantas festas que até já perdi as contas, mas passa de 200”, computa.
Para animar a criançada o palhaço, que é reconhecido nas ruas por onde quer que vá, recupera brincadeiras infantis antigas como, por exemplo, a dança da cadeira, e cria novas. “É preciso ter criatividade e observar o que as crianças gostam”, diz.
Mas se você pensa que a vida de palhaço é fácil, está enganado. “A gente sempre se depara com aquelas crianças que não têm limites e aí é preciso saber administrar a situação, mas tiro de letra”.
Situações constrangedoras também fazem parte do dia-a-dia do palhaço. “Numa festa de aniversário estava fazendo uma brincadeira onde as crianças tinham que estourar os balões que coloquei por dentro da minha roupa. Um dos meninos não conseguia, pegou um prego enferrujado e veio com tudo. Adivinhe onde ele acertou? Caí de dor, mas tive que respirar fundo e continuar a brincadeira”, revela.
Pai de dois filhos, Marcos Vinicius e Mateus, casado com Sueli, a parceria do Goiabada nasce em casa. Sueli é quem maquia o esposo, prepara a sua roupa e o auxilia nas festas de aniversário fazendo pinturas nos rostos dos convidados. Os filhos Marcos Vinicius e Mateus também compõem a “troupe” do Goiabada. “Meus filhos me acompanham nos trabalhos fazendo bichinhos de balões e se um dia quiserem seguir a carreira do pai terão o meu apoio”, afirma.
Mas o José Tomaz é realmente muitos em uma única pessoa. Ele “incorpora” também outros personagens como o lobinho para animar a torcida batelina (quando o Batel participava de campeonatos) e Papai Noel. Mas quem se sobressai sobre esses e outros personagens é mesmo o Goiabada. “Num Natal eu estava na Casa do Papai Noel e quando uma menina, – o nome dela é Rebeca – chegou para conversar comigo disse à sua mãe que aquele ali era o Palhaço Goiabada. Ela reconheceu a minha voz”, conta.
A atuação do palhaço que faz histórias em Guarapuava é reconhecida pela Câmara de Vereadores. Na terça-feira, dia 14, ele recebe Moção de Aplausos e Congratulações na sessão da Câmara. A proposição, aprovada por unanimidade, foi apresentada pelo vereador Thiago Cordova (PPS).
“Por todas essas manifes-tações e, em especial pelo carinho das crianças, me sinto realizado e agradecido”, afirma.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo