22/08/2023


Geral

“Mais ação e menos conversa. E chega de pepepe”, diz Dona Yolanda

imagem-43313

Os fios de cabelos brancos e a pele do rosto marcada pelo tempo contrastam com o alto astral e a alegria de viver de Dona Yolanda de Andrade Meister. Vestida com “terninho” verde com listras brancas que remetem às cores do PSC, boton do candidato no lado esquerdo do peito, uma sacola nas mãos e um largo sorriso nos lábios ela chegou, sentou e não parou mais de falar. Começou a conversa contando que aos 80 anos aprendeu a pintar quadros aperfeiçoando os desenhos, que ela denomina como “rabiscos” aprendidos ainda na fase da infância.  “Se aprendi a pintar aos 80 anos, adivinhe a idade que eu tenho agora”, diz. Dona Yolanda, ou Yola como gosta de ser chamada, possui 95 anos de idade, mas nem de longe aparenta a idade que tem. Ela é a senhora que está conquistando guarapuavanos de todas as idades no programa eleitoral gratuito do candidato a prefeito Jauri Gomes (PSC). “Onde ela vai as pessoas, principalmente, as crianças querem tirar fotos com ela”, conta a filha Juçara Melhem. Mas é a expressão "chega de pepepe"que a poppularizou e que já virou mania entre os guarapuavanos.

O segredo da longevidade de Dona Yola? Ela tem a resposta  na ponta da língua. “Acordar rindo e amar a vida, amar as pessoas como elas são. Faça isso que você chega lá”, sugere.

Morando em Guarapuava há dois anos, vinda de Curitiba, Dona Yola diz que entrou na propaganda por acaso. “O pessoal estava aí numa reunião sobre política e cheguei e disse: mais ação, menos conversa e chega de pepepe. Aí o Jauri chamou a equipe e disse vamos gravar isso. Eu sentei e comecei a falar. Sou um papagaio, repito tudo o que ouço. Nem o cabelo eu arrumei”, relata.

Para Dona Yola, chega de "pepepe" traduz as promessas feitas pelos candidatos em época de campanha eleitoral e que na maioria das vezes não se transformam em realidade. “A gente percebe que as pessoas prometem muitas coisas, só que depois não conseguem fazer, não sabem como conduzir, mas cada um é cada um”, diz num dos raros momentos em que ficou pensativa durante a conversa.

Com uma lucidez, rapidez de raciocínio e memória invejável – lembra de nomes e de datas com precisão – a “garota propaganda” conta um pouco da sua vida. “Desde pequena sempre gostei de desenhar, de fazer teatro. Meu pai era maestro e os ensaios aconteciam lá em casa. Minha irmã cantava e eu dançava. Sempre tive bons professores e um esposo formidável. Hoje eu bordo, faço crochê, diz mostrando a sacola com fios, agulhas, e bordados. E é assim, pintando e bordando, literalmente, que Dona Yola passa os dias.

Mãe de quatro filhos – Juçara, Henrique Neto, Carlito Junior e Wilson; com seis bisnetos com quem costuma jogar Wi, a torcedora do Clube Atlético Paranaense e do São Paulo não poupa a memória para falar dos antigos carnavais, do esposo, dos filhos, netos e bisnetos. São passagens bem humoradas que arrancam gargalhadas de quem divide o seu tempo com ela. “A minha vó é assim. A gente ri muito desde o momento em que ela acorda”, diz a neta Luciana Melhem Karasinski, cujo esposo Marcos é candidato a vice-prefeito ao lado de Jauri Gomes.

A participação política de Dona Yola, com certeza vai deixar marca na campanha eleitoral deste ano. Sua imagem já ganhou as redes sociais e o Yotube. “Eu gosto de provocar as pessoas, não tenho receio nenhum em chegar conversar. Eu Curitiba sou a dona da rua onde moro. Sou muito alegre, extrovertida, amo as pessoas. Afinal, alguém tem que ficar no lugar da Hebe, né”, diz com humor referindo-se a apresentadora de televisão Hebe Camargo.

Num momento no final da conversa, Dona Yola para e diz que o povo de Guarapuava é de muita fé, mas que percebe que está carente de Deus. “As igrejas estão lotadas e os candidatos devem saber disso. O Jauri está no começo da sua vida política, mas aquele que o povo escolher deve saber muito bem o que vai fazer pelo povo. Que o exemplo de civilidade que  vi nesta campanha onde um candidato respeitou o outro, continue e que a união prevaleça”. E chega de pepepe!

 Foto: A neta Luciana, Yola e a filha Juçara

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo