22/08/2023
Agronegócio

Sindicato Rural está celebrando o Dia do Agrônomo em Guarapuava

O agronegócio representa quase 40 % PIB (Produto Interno Bruto) nacional sendo o setor que mais agrega receita ao País. A afirmação foi feita pelo presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Botelho observando que o engenheiro agrônomo é um profissional de fundamental importância. “Eles são o elo entre os bancos de Universidade, empresas, teses cientificas levando isso para o homem do campo, capacitando todo esse setor da produção rural”, observa no dia em que se comemora esse profissional. “O engenheiro agrônomo é responsável pelo setor produtivo , vegetal e principalmente trazendo tranquilidade à população da cidade colocando alimentos de qualidade e de sanidade na mesa,” diz.
“Temos faculdades universidades em Guarapuava que formam uma grande leva de profissionais, e que arranjam emprego aqui em Guarapuava. Mas essa profissão é muito dinâmica, principalmente nas empresas, e há um grande intercambio entre esses profissionais,” afirma.

Para comemorar a data o Sindicato Rural de Guarapuava está recepcionando profissionais para um café da manhã nesta quinta-feira (11). Este é o quarto ano consecutivo do evento. “O pessoal está gostando, é uma comemoração pelo dia, mas na verdade o principal motivo é a confraternização entre o Sindicato Rural, agrônomos, Associação de Agrônomos e todos os produtores rurais. É uma forma de agradecimento a esses profissionais no seu dia,” diz Botelho. 

Celso Roloff exerce a profissão há 47 anos e diz que escolheu esse setor por gostar do meio ambiente, da natureza e das plantas. “ O engenheiro agrônomo viabiliza a alta produtividade das áreas, ele garante a produção e a continuidade destas áreas. Ele realiza a ligação entre as pesquisas das Universidades e o povo do campo. “ É o agrônomo que garante também o futuro de novas culturas.”

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.