22/08/2023
Educação

“Ser professor é manter uma luta constante”, diz sindicalista

Em todo o País hoje (15) é comemorado o Dia do Professor e a data exige uma reflexão especial. Na avaliação da sindicalista Cristiane Waimer, do SISPPMUG, a categoria foi mais valorizada nos últimos anos, mas ainda há muito a ser feito. “Ser professor é manter uma luta constante. Podemos citar como grandes avanços nos últimos anos a Lei do Piso Nacional e a obrigatoriedade de investimentos de 10% do PIB na Educação. Isso não vai resolver os problemas do setor, mas é um incentivo e um grande passo para a melhoria do processo de ensino/aprendizagem. O professor, quando é valorizado, ele consegue executar melhor a sua atividade profissional”, destacou Cristiane.

A sindicalista prevê para os próximos anos o surgimento de uma nova geração de profissionais da educação. “Ao longo dos anos, os professores tiveram que ir se adequando aos avanços tecnológicos e à mudança no sistema educacional como um todo. O professor passou a exercer outros papéis, além de educar, como amigo, conselheiro e até mesmo a ensinar coisas que deveriam ser feitas em casa. Para isso tudo, tem sido fundamental a formação continuada, que mantém os profissionais a par do que está acontecendo e conseguem levar esses avanços para a sala de aula. Com esses avanços constantes e com essa exigência dos profissionais, está surgindo uma nova geração de professores, pois o papel da escola não é mais somente ensinar os alunos a ler e a escrever”, enfatiza.

Para Cristiane, a data de hoje deve ser considerada um momento de defesa dos direitos e da dignidade dos profissionais. “O professor mantém uma luta constante e, algumas vezes, não recebe a devida valorização. No nosso entendimento, o professor é um guerreiro e deve ser reconhecido e valorizado em todos os sentidos”, conclui Cristiane.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.