22/08/2023
Educação

Sebrae aprova projeto de empresas vinculadas a Unicentro

imagem-43908

Na última segunda-feira (15), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas empresas do Estado do Paraná (SEBRAE) divulgou o resultado da chamada pública 01/2012, que objetiva a execução de projetos geradores de novos produtos ou processos que apresentem modificações significativas em materiais existentes, em favor de micro e pequenas empresas do Estado.

Entre as contempladas, está a proposta da microempresa Tornoeste Indústria de Máquinas e Equipamentos Industriais, em parceria com a Plastikane Ecologic Indústria e Comércio Ltda. Ambas as empresas são incubadas e vinculadas à Incubadora Tecnológica de Guarapuava (Integ) e a Novatec, agência de inovação tecnológica da Universidade Estadual do Centro-oeste (Unicentro).

O projeto escolhido consiste na produção de painéis para divisórias, a partir de materiais compósitos (mais de um componente) proveniente de rejeitos das indústrias papeleira e sucroalcooleira e receberá, como apoio financeiro, 180 mil reais destinados pelo Sebrae para custeio total das atividades.

O projeto, que terá a duração de um ano, será executado por uma equipe multidisciplinar composta pelos pesquisadores Fábio Luiz Melquiades (Unicentro), Sérgio Toshio Fujiwara (UEPG), David Lira Nunez e Marcelo José Alba (UTFPR) e das empresas envolvidas (Benedito Cláudio dos Santos, Ezequiel Ligowski, Giseli Fávero, José Gustavo Ceslak e Lucas Ceslak).

Para Ricardo Yoshimitsu Miyahara, coordenador do projeto e professor da Unicentro, um dos pontos em que a proposta se sobressaiu foi em adotar ideias de reutilização e reciclagem, apresentando um forte apelo na preservação do meio ambiente, além de inovar em questões econômicas. “Vamos desenvolver um equipamento para produzir materiais que sejam de baixo custo, ecologicamente corretos, com maior durabilidade e facilidade de montagem do que os apresentados atualmente no mercado nacional”.

Terceira universidade estadual que mais cria no Paraná, a Unicentro incentiva parcerias e práticas de inovação para que o conhecimento gerado pela universidade seja valorizado e que a comunidade em geral receba os benefícios dessas pesquisas no dia a dia.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.