22/08/2023



Saúde

Para Caputo, Hospital Universitário em Guarapuava só depende de forças políticas

A implantação do Hospital Universitário Regional, a construção do Centro de Especialidades e a possibilidade da implantação de uma Regional do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), todos em Guarapuava, pautou a conversa entre o secretário es Estado da Saúde, Michele Caputo, e o gabinete do deputado estadual e prefeito eleito Cesar Filho, na tarde desta quarta-feira (24), na Assembleia Legislativa do Paraná. Caputo foi à sessão apresentar o relatório quadrimestral da gestão da Secretaria.

De acordo com o secretário, a soma das forças políticas de Guarapuava e Região é que vai viabilizar a implantação do Hospital. “O Hospital Regional ganha corpo na medida em que estamos juntos com as forças políticas de Guarapuava, com o prefeito eleito, com os deputados que representam a região trabalhando junto com a Unicentro e o Ministério da Saúde, a faculdade de medicina”, afirmou.
Município polo da região, corredor para o Mercosul e com uma posição geográfica privilegiada, Guarapuava, segundo Caputo, será um dos poucos municípios do Estado que vai receber investimentos para a construção de um novo hospital. “Precisamos de um bom projeto para o Hospital Universitário Regional de Guarapuava porque o Estado é parceiro para discutir e financiar esta obra”, decretou.

Mas os investimentos na área da saúde não param por aí. Articulações políticas feitas pelo deputado Cesar Filho, que passa a administrar o município a partir de 1º. de janeiro de 2013, vão possibilitar a construção do Centro de Especialidades em Guarapuava, já previsto prioritariamente pela Sesa. “Nós já estamos trabalhando nos Centro de Especialidades em todo o Estado, a região de Guarapuava precisa apenas de um bom projeto e um consenso entre os municípios”, observou o secretário.
“Vindo o projeto, nossa prioridade é para investir no centro sul do Paraná. Tenho certeza que até 2014 já teremos um novo Centro de Especialidades para atender toda essa região”, anunciou.

A proximidade do prefeito eleito com o Governo do Paraná continua a ter reflexos positivos.
“Guarapuava sempre contou com o nosso apoio, basta ver o que fizemos em pouco tempo como a Farmácia do Paraná, equipamentos para hospital (São Vicente), mamógrafo, investimentos para reformas e ampliações, construção de novos leitos e credenciamento do Santa Tereza para cirurgias bariátricas. Então, se Guarapuava nos disser que pode fazer, que têm possibilidade de atendimentos, nós somos parceiros porque as pessoas estão ganhando e as coisas estão acontecendo no Estado do Paraná”, confirma Caputo.

Outra implantação que vai contribuir para aumentar o complexo de saúde no município e que será mais passo rumo à consolidação como polo de saúde também foi anunciada pelo secretário. A implantação de uma Regional do Samu no município já está tramitando junto ao Ministério da Saúde para que o programa seja efetivado.
“Desde 2010, quando houve a distribuição de ambulâncias para os municípios do Estado, nada mais foi feito e o projeto do SAMU não funcionou. Infelizmente o município de Guarapuava nem ambulância recebeu, mas agora fizemos uma reivindicação ao Ministério da Saúde para que comprassem as ambulâncias do SAMU. Quando as ambulâncias chegarem haverá um grande esforço da Secretaria de Estado junto aos consórcios para a implantação do SAMU Regional em Guarapuava”, afirmou. Segundo Caputo, o SAMU Regional ajuda muito na urgência e emergência, “atenuando e facilitando o atendimento pré-hospitalar, o que muitas vezes pode ser definitivo para salvar uma vida”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo