22/08/2023
Saúde

Antiga estrutura do Belém pode ser sede do CIS e centro para dependentes

O Consórcio Intermunicipal do centro Oeste (CIS) poderá ter uma sede própria se for viabilizada a parceria com o governo do Paraná proposta pelo prefeito eleito e deputado estadual Cesar Filho. O local escolhido é a antiga estrutura onde funcionava o Hospital Estrela do Belém, em Guarapuava, e que hoje encontrava-se desativado.

O projeto foi entregue por Cesar Filho ao secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto quando da sua passagem por Guarapuava na sexta-feira (26), quando foram inauguradas as duas UTIs no Hospital São Vicente. De acordo com o secretário, o antigo hospital poderá ser transformado também em um CAPS AD III, ou seja, um Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas, Os recursos são do Governo Federal, cabendo ao município a contrapartida do imóvel e dos recursos humanos. A unidade é destinada a atenção integral e contínua a pessoas com transtornos decorrentes do uso abusivo e da dependência de álcool e outras drogas. O diferencial do CAPS AD III é o atendimento especializado 24 horas, inclusive aos fins de semana e feriados

Cesar Filho disse que o secretário se comprometeu a viabilizar recursos do Estado para custeio do aluguel do espaço. “O que inviabilizava era isso, porque sozinho o consórcio não tinha como manter aquela estrutura”, afirmou.  Porém, Cesar Filho não quis gerar expectativa sobre prazos. "É  temerário porque o projeto pode não se concretizar”,  observou.

O centro para tratamento de dependentes de drogas foi uma das preocupações levantadas por Cesar Filho durante o seu mandato como deputado e que ganhou força na campanha eleitoral para prefeito.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.