O Paraná terá 40 competidores na etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento do Senai, maior torneio de educação profissional das Américas, que acontece de segunda-feira a domingo (12 a 18), no Anhembi, em São Paulo. A delegação paranaense é formada por 38 alunos do Senai (que competirão em 34 modalidades industriais) e dois do Senac (que representarão o Estado em duas modalidades do comércio).
Ao todo, a Olimpíada reunirá 638 competidores, de todos os Estados. Durante quatro dias (de quarta a sábado), os competidores precisarão interpretar e resolver situações semelhantes às que enfrentariam no ambiente real de trabalho. Eles serão avaliados em diferentes quesitos e vencem o torneio aqueles que apresentarem o melhor desempenho nas habilidades avaliadas.
Para chegar à etapa nacional, os alunos passaram pela etapa escolar da Olimpíada (realizada em cada uma das unidades do Senai em todo o Estado, em 2010) e pela etapa estadual, realizada em 2011 em Curitiba e em Ponta Grossa.
“Após um ano de treinamentos intensos, tanto nos aspectos tecnológicos quanto comportamentais, a equipe está bem preparada para representar o Paraná na competição”, afirma o coordenador da Olimpíada no Paraná, Gilberto Baggio, lembrando que no último mês os alunos intensificaram os treinamentos nas dificuldades específicas de cada ocupação.
Os vencedores (ouro e prata) nesta Olimpíada de São Paulo estarão credenciados a buscar índices para representar o Brasil no Torneio Internacional de Educação Profissional, o WorldSkills, que será disputado em julho de 2013, em Liepzig, na Alemanha. No WorldSkills 2011, disputado em Londres, O Paraná garantiu a medalha de ouro em Eletrônica Industrial, com o aluno Gabriel D’Espíndula. O Brasil conquistou o segundo lugar..
WorldSkills Americas – Paralelamente à Olimpíada do Conhecimento, será realizada a segunda edição do WorldSkills Americas, competição de educação profissional disputada por jovens da América do Norte, América Central, Mar do Caribe e América do Sul.
O Senai no Paraná terá dois representantes: Bruno Strik aluno do Senai em Londrina, que vai competir na modalidade Tecnologia da Informação, e Fábio da Silva Vieira, de Cianorte, que compete em Confecção de Roupas. Eles foram selecionados para participar do torneio por conta do bom desempenho na etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento 2010, realizada no Rio de Janeiro.
Ao todo, a competição reunirá mais de 200 estudantes de cursos de formação profissional vindos de 20 países americanos, como Brasil, Estados Unidos, Chile, Argentina e Peru.
Inclusão Educacional – Uma das novidades da Olimpíada do Conhecimento é a realização da Inclusão Educacional, competição que reunirá 40 estudantes com deficiência de todo o país. A iniciativa visa contribuir para a inclusão social e promover o sucesso profissional dos deficientes no país.
Os alunos disputarão medalhas em quatro modalidades: panificação para deficientes mentais; tecnologia da informação para cegos; mecânica de autos para cadeirantes; e costura industrial para surdos. Dois alunos do Senai no Paraná estão entre os competidores: Eliane Aparecida Pereira, aluna do Senai em Cianorte, na modalidade de costura industrial; e Alef Garcia, do Senai em Londrina, em tecnologia da informação.
PARANÁ LEVA DOIS PROJETOS
Além das competições, o Senai no Paraná terá dois projetos expostos no Inova Senai deste ano. O concurso, que reúne projetos inovadores, criativos e tecnológicos desenvolvidos por alunos e professores do Senai de todo o Brasil, acontecerá de 14 a 17 de novembro, em paralelo à Olimpíada do Conhecimento. Os projetos paranaenses estão entre os 55 selecionados de todo o país.
Entre as inovações paranaenses estão um processo para tratamento de efluentes industriais. O processo utiliza resíduos de pó de rocha gerados em mineradoras e uma plataforma web colaborativa, que permite às empresas captarem ideias e buscar soluções da sociedade para gerar inovação.
Com assessoria