22/08/2023



Política

Projeto do Hospital Regional estará concluído até meados de 2013

imagem-44828

O projeto que visa a implantação do Hospital Universitário Regional em Guarapuava será concluído até agosto de 2013   e a obra será licitada já no começo de 2014. O anúncio foi feito pelo secretário estadual da Saúde, Michele Caputo durante reunião que aconteceu em Curitiba nesta quinta-feira (08), entre o secretário, os deputados estaduais Cesar Filho (PPS), Artagão de Mattos Leão Junior (PMDB) e Bernardo Ribas Carli (PSDB), o reitor da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), Aldo Bona, o chefe da 5ª Regional de Saúde em Guarapuava, Vinícius Traiano, a secretária de Saúde de Guarapuava, Fernanda Fabiani, e membros da Comissão Executiva de Estudos Técnicos para a elaboração do projeto do Hospital Regional de Guarapuava. 

De acordo com a Assessoria de Imprensa do deputado Cesar Filho, prefeito eleito de Guarapuava, paralelamente, a comissão também pretende viabilizar a criação do curso de Medicina da Unicentro, fazendo do Hospital Regional uma instituição escola para os futuros profissionais da área de saúde. “Somos favoráveis à criação do curso em Guarapuava porque existe um vazio muito grande nessa região e a Unicentro é uma escola pública competente e consolidada”, afirmou Caputo Neto.

O secretário destacou ainda que é necessário ampliar as discussões sobre o perfil que terá o Hospital Regional, mas aposta em uma instituição com foco para atender vítimas de traumas, a exemplo do que ocorre com o Hospital do Trabalhador, em Curitiba. “E é fundamental que este hospital não venha prejudicar os outros dois existentes”, salientou, fazendo referência aos hospitais São Vicente de Paulo e Santa Tereza, ambos em Guarapuava.

Quanto à localização, que ainda não está definida, Cesar Filho lembrou da necessidade de o hospital estar em um local de fácil acesso à população, já que o espaço vai abrigar ambulatórios, além do atendimento de urgência e emergência. “Tem que estar em uma região de fácil acesso ao usuário, tanto para aquele que vai de carro, mas principalmente para aquele que vai de ônibus ou bicicleta”, comentou.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo