Servidores do sistema prisional de Guarapuava participam a partir de hoje (12), do primeiro encontro da categoria. Com o objetivo de discutir as temáticas da profissão, o curso oferece inúmeras palestras e grupos de discussões que irão tratar de temas como: Direitos Humanos, Conselho disciplinar, Gestão Prisional, Noções de Criminologia e Drogadição.
Segundo Willian Daniel de Lima Ribas, diretor do CRAG ( Centro de Regime Semi Aberto de Guarapuava) a iniciativa em realizar o curso surgiu dos próprio servidores prisionais, através da Comissão para Cursos e Projetos da instituição, que criou esse primeiro encontro. “Essa idéia de descentralizar esses cursos, a gente tem como maioria dos palestrantes pessoas especialistas no assunto aqui mesmo da região, o que otimiza custos e direciona ainda mais o curso para os servidores. Essa é uma iniciativa que pretendemos tornar uma rotina a partir de 2013”, contou Willian.
Willian ainda conta, que apesar de não ser um evento realizado em Curitiba, como a maioria dos outros encontros já feitos, o projeto foi reconhecido no Estado com exemplo de proatividade dos servidores de forma que a Escola de Educação em Direitos Humanos (ESEDH) certificará todos os participantes.
Ao todo 60 pessoas estão inscritas para o evento, entre agentes penitenciários, técnicos administrativos, enfermeiros, assistentes sociais, pesquisadores, professores, advogados, pedagogos e outros que atuam na Penitenciaria Industrial de Guarapuava (PIG), no CRAG, no Programa Pró-Egresso e em outras unidades prisionais. O evento ocorre até quarta feira (14), no auditório do PDE no CEDETEG.