O estudante Norbert Heinz, graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Centro Oeste (2009) e Mestre em Biologia Evolutiva na área de Genética Evolutiva (2012), também pela Unicentro, foi selecionado no Prêmio Artes Digitais e Aplicativos Educacionais.
O biólogo, que atua também nas áreas de Educação Ambiental e Literatura, concorreu com o livro “Celeste Inválido Silício”, a primeira obra de poesia em realidade aumentada no mundo. O material, que concorreu na categoria de Arte Digital, ficou entre os dez melhores trabalhos inscritos no concurso aberto a participantes do mundo todo.
Pela conquista, Norbert terá a oportunidade de expor seu trabalho no espaço de Artes Digitais e Tecnologias Educacionais, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco. O Prêmio faz parte do 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, que ocorre de 13 a 15 de novembro. No evento, sua produção será apresentada aos participantes e as empresas de tecnologia do Porto Digital e de outras instituições de arte convidadas a prestigiar o simpósio.
Para Norbert, o caráter inovador presente em diferentes componentes da obra foram determinantes para a seleção. “O fato de ser o primeiro livro de poesia em realidade aumentada já é a característica mais relevante da obra. A utilização de sons retirados de jogos, combinados com os objetos 3D e os textos, representa uma inovação na poesia concreta, levando em consideração que combinações aproximadas desse contexto até então eram apresentadas em forma de vídeos”.
O livro “Celeste Inválido Silício” ficará exposto nos dias 26 e 27 de novembro, no centro de exposições do campus Santa Cruz, na Unicentro.