A Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) vai atuar como uma grande incubadora virtual para o desenvolvimento industrial e comercial em toda a região. O assunto foi referendado terça-feira (28) em uma reunião realizada pela Seti (Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná), em Curitiba.
O objetivo vai ser aplicar o conhecimento acadêmico à realidade econômica focado no desenvolvimento regional focado em 50 municípios. Unir educadores e empreendedores em uma espécie de bolsão de práticas, experiências e estudos.
Apesar de estar presente em cinco cidades com câmpus, Francisco Beltrão, Toledo, Cascavel, Foz do Iguaçu e Marechal Cândido Rondon, a atuação será estendida a todos os empresários, independente dos eu porte, e nas mais diversas áreas de atuação.
Segundo o vice-presidente da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) e prefeito de Corbélia, Eliezer Fontana (PP), que participou ontem da reunião, essa formatação inovadora vai impulsionar o desenvolvimento regional, estimular a profissionalização, evitar do fechamento precoce e possibilitar um olhar empresarial, o mais profissional possível.
A ideia é para que essa engrenagem comece a funcionar ainda em 2012. As empresas comporão um banco de dados com todas as suas características, dúvidas, problemas e eventuais diagnósticos, orientações e soluções.
Com informações de O Paraná
Foto: Ailton Santos