Tempestades com rajadas de vento superiores a 70 quilômetros por hora atingiram, nesta quinta-feira (29), Guarapuava. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, as regiões Centro-Sul e os Campos Gerais registraram vendavais no início da noite.
No Oeste, a cidade mais atingida foi Guaíra, onde os ventos chegaram a 87 quilômetros por hora. O vendaval mais intenso durou pouco mais de cinco minutos, segundo o posto do Corpo de Bombeiros do município. Por conta disso, pelo menos oito residências foram destelhadas e dez árvores caíram. Uma das árvores caiu sobre uma casa. Também houve registro de quedas sobre veículos, mas não houve feridos.
“A área mais afetada é que fica às margens do Rio Paraná. A recomendação é que as pessoas não saiam de suas casas durante os vendavais e que procurem ficar abrigados”, orientou o supervisor do posto, sargento Jéferson Henrique de Lima.
Segundo o Simepar, por volta das 19h00 as tempestades se alastraram para outras regiões. Em Guarapuava, houve vendavais estimados em 70 quilômetros por hora. Em Ivaí, nos Campos Gerais, chovia granizo. Os temporais também afetavam as regiões Norte e Noroeste, de acordo com o Instituto.
Causas
O Simepar informou que as tempestades são causadas por um fenômeno meteorológico conhecido como Complexo Convectivo de Mesoescala. O sistema se intensificou sobre o Paraguai, favorecendo a entrada de umidade na região Oeste do Paraná. Isso causou instabilidade, que se deslocada para o interior do estado.